oficina_meningiteA Vigilância Epidemiológica de Salvador realiza na próxima terça-feira (6), uma Oficina de Meningite como o objetivo de sensibilizar os profissionais da assistência para o diagnóstico precoce da doença no município. Os profissionais irão discutir o protocolo frente a um caso de Doença Meningocócica. O encontro acontece no Complexo Municipal de Saúde, de 8h30 às 12h. Fotos


Define-se Meningite como  um processo inflamatório das meninges, membrana que envolve o cérebro, que pode acometer indivíduos em qualquer  fase da vida. A doença é causada por diversos agentes infecciosos, como bactérias, vírus e fungos, dentre outros agentes não-infecciosos (traumatismos).  Salvador registrou um aumento significativo do número de casos de meningite bacteriana. Dentre elas se destaca a doença meningocócica (DM) que em 2009, totalizou 108 casos confirmados,  enquanto em 2008, foram confirmados 63 casos.

As ações de prevenção e controle foram intensificadas com o acompanhamento da situação epidemiológica, distribuição espacial dos casos, revisão das investigações e notificação no SINAN, quimioprofilaxia oportuna, ações educativas na comunidade e escolas, distribuição de informativos e Notas Técnicas. Através das ações implantadas pela Epidemiologia e a implantação da vacina na rotina do calendário vacinal para os menores de cinco anos, espera-se uma redução nos números de casos da doença.