Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Facilidades

Novo fluxo acaba com as filas para marcação de cirurgias para castração animal.

A Secretaria Municipal da Saúde continua trabalhando para facilitar a vida do cidadão de Salvador. Desde o dia 23 de setembro os interessados em castrar seus animais de estimação podem marcar o procedimento através do Sistema + Vida.

Para isso, basta ligar para 156 ou 160, onde receberá as orientações para habilitação ao serviço, um número de protocolo e encaminhamento para uma das 27 unidades de saúde espalhadas pela capital. Lá o mesmo, munido do cartão SUS e caderneta de vacina do animal, irá agendar o procedimento em uma das clínicas conveniadas ou na sede do Centro de Controle de Zoonoses.

Cada pessoa poderá marcar até três procedimentos para cães e, no momento, um para gatas. Com esse novo fluxo o usuário terá mais opções para obter a guia de marcação. O processo descentralizou o serviço, acabando com as filas no Complexo de Vigilância à Saúde, na Vasco da Gama, e a necessidade do cidadão de chegar de madrugada para aquisição da guia.

Atualmente, a capacidade da rede municipal é de 290 cirurgias mensais em cães e gatos. O mesmo procedimento em uma clínica particular chega a custar até R$ 1.200, dependendo do porte do animal.

Exigências para o atendimento - O cão ou gato tem que ter entre oito meses e cinco anos de idade , cartão de vacinação com registro de pelo menos 1 da vacinação anti-rábica. O animal deve apresentar boa saúde, o peso não pode estar muito abaixo do ideal e as fêmeas não podem estar em período gestacional.