Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Facilidades

Campanha de combate ao câncer de mama colore a capital de rosa.

O câncer de mama continua sendo a principal causa morte por neoplasia entre as mulheres em idade fértil em Salvador, seguido do câncer de colo de útero. As taxas de mortalidade continuam elevadas por conta do diagnóstico tardio, geralmente, quando a doença está em estado avançado. E de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), a estimativa é que somente este ano, sejam detectados cerca de mil novos casos na capital baiana.

A fim de reverter este quadro e garantir o enfrentamento do câncer, a Secretaria Municipal da Saúde, através da Área Técnica de Saúde da Mulher, promove ações contínuas de educação, promoção e prevenção em saúde, além de apoio e estímulo à formulação de leis na defesa da saúde pública.

No mês de outubro, as atividades são reforçadas nos 12 Distritos Sanitários com a participação efetiva dos profissionais de saúde, com a realização de mamografias, busca ativa de pacientes, além de palestras, salas de espera e distribuição de material educativo que incentivam o diagnóstico precoce. As mobilizações em prol da luta contra o câncer são realizadas em todo o mundo, sendo denominada de “Outubro Rosa”, pois remete a cor do laço símbolo da campanha.

Na capital baiana, a mobilização foi batizada de Tocando Salvador. O projeto consiste na implementação de ações de detecção precoce do Câncer de Mama, alertando a comunidade sobre a importância do controle e diagnóstico precoce desta doença. A abertura oficial da campanha municipal acontece nesta sexta-feira (04), a partir das 18 horas, no Elevador Lacerda, quando o monumento  será iluminado com a cor rosa.

Já no dia 27 de outubro haverá uma grande caminhada no Dique do Tororó. A concentração será a partir das 08 horas, próximo ao posto de gasolina do bairro e se estenderá até a Arena Fonte Nova. Educadores físicos estarão presentes realizando o aquecimento dos participantes, alongamento e dando dicas sobre caminhadas. Também, equipes multiprofissionais estarão organizadas para realizar palestras referentes à temática, autoexame das mamas e solicitações de mamografias.

Este é o sexto ano de realização do evento, que conta como parceiros o Núcleo Assistencial para Pessoas com Câncer (NASPEC), ONG Viva Maria, Secretaria Municipal de Ordem Pública (SEMOP) e Superintendência de Políticas para as Mulheres (SPM).

Câncer de Mama - Os sintomas do câncer de mama palpável é o nódulo ou tumor no seio, acompanhado ou não de dor mamária. Podem surgir alterações na pele que recobre a mama, como abaulamentos ou retrações ou um aspecto semelhante a casca de uma laranja. Podem também surgir nódulos palpáveis na axila.

Fatores de Risco - História familiar é um importante fator de risco para o câncer de mama, especialmente se um ou mais parentes de primeiro grau (mãe ou irmã) foram acometidas antes dos 50 anos de idade. Entretanto, o câncer de mama de caráter familiar corresponde a aproximadamente 10% do total de casos de cânceres de mama.

A idade constitui outro importante fator de risco, havendo um aumento rápido da incidência com o aumento da idade. A menarca precoce (idade da primeira menstruação), a menopausa tardia (após os 50 anos de idade), a ocorrência da primeira gravidez após os 30 anos e a nuliparidade (não ter tido filhos), constituem também fatores de risco para o câncer de mama.

A ingestão regular de álcool, mesmo que em quantidade moderada, é identificada como fator de risco para o câncer de mama, assim como a exposição a radiações ionizantes em idade inferior a 35 anos.