Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 
 

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player



 



 

 

 

 

 
  Módulos
 
 

Módulo de Cadastro

Este será o primeiro módulo a ser implantado na rede municipal de saúde. Com a implantação deste todos os usuários SUS, a partir de qualquer unidade, poderão realizar seu registro - que irá compor um único banco de dados – e de imediato será disponibilizado o seu Cartão VIDA.

Será o primeiro passo e o mais importante para o Projeto VIDA, pois o cadastro do paciente é base de toda a construção de informação da rede assistencial.

Módulo Agendamento / Regulação

Este módulo otimizará o processo de marcação de consultas e exames a serem realizados pela rede municipal e contratualizada do Salvador. Separaremos em dois processos:

1. Procedimentos Agendados

O VIDA possibilitará a marcação de consultas e exames através de qualquer uma das 120 unidades de saúde da rede municipal e do Disque Saúde 160. As unidades foram estrategicamente distribuídas para que os usuários tenham as suas necessidades atendidas o mais próximo possível da sua residência.

2. Procedimentos Regulados/Autorizados

Para o usuário SUS residente em Salvador: não haverá mais a necessidade de ir até uma unidade de referência para a entrega do laudo, pois com a implantação do VIDA, todas as unidades passam a disponibilizar este serviço, que culminará na praticidade e comodidade para o paciente. Após a sua entrega de laudo será emitido um protocolo e com este o paciente poderá realizar o acompanhamento do status de sua solicitação. Este acompanhamento poderá ser realizado em qualquer unidade de saúde, através do disque saúde 160 ou ainda através do site da Secretaria.

Para as Secretarias Municipais de Saúde que tem pacto com a SMS Salvador: as solicitações poderão ser encaminhadas de forma facilitada, uma vez que, o sistema permitirá a vinculação de imagens dos laudos, evitando desta forma, a necessidade do envio de documentos até a Central Municipal de Regulação ou uma das unidades de referência para o seu recebimento. Mais importante é que, os pactos serão cadastrados no VIDA – que controlará todas as solicitações -. Cada gestor municipal terá condições de regular o seu paciente na sua própria secretaria e encaminhar somente os pacientes que serão contemplados. Por exemplo: o município A possui 10 ressonâncias/mês (pactuado). Neste caso, o sistema permitirá a inclusão de 10 laudos. O médico regulador somente agendará e encaminhará – via sistema – a informação do local, data e hora da execução do procedimento.

Módulo Urgência/Emergência

O módulo de urgência será implantado em todas as unidades de pronto atendimento da rede municipal. Serão realizados avaliação e classificação de risco dos pacientes para o atendimento, registro e acompanhamento dos atendimentos de urgência e emergência, permitirá a consulta de dados em tempo real, acompanhará o atendimento dos leitos existentes no pronto atendimento.

Estará interligado diretamente com o SAMU 192. Desta forma, o SAMU terá informações, a todo o tempo, da capacidade de atendimento dos pronto atendimentos, como também, o fluxo de pessoas que procuram por este serviço.

Módulo Transmissão de Produção

Este módulo tem por objetivo facilitar o processo de envio/recebimento de produção, por parte dos prestadores - tantos os da rede municipal quanto os conveniados. O processo hoje é realizado da seguinte forma: o prestador encaminha os dados – via disquete ou cd – para a SMS. Com a implantação do VIDA, este processo será otimizado, uma vez que, o prestador poderá encaminhar diretamente através do sistema.

Módulo farmácia

Este módulo já está em produção na rede municipal através do SISFARMA. Suas informações serão migradas para o módulo farmácia do VIDA.

Tem como objetivos principais: a prevenção para o desabastecimento da rede, o controle do fornecimento de medicamentos aos pacientes e o controle dos estoques das farmácias.

Módulo Vacina

O módulo vacina será um divisor de águas dentro da SMS do Salvador. Com a implantação do módulo, as salas de vacinas serão informatizadas, como também os alguns de seus processos serão automatizados. Permitirá o acompanhamento on line das vacinas, estoques e perdas.

A partir do registro da aplicação da vacina, a SMS poderá monitorar todas as informações do calendário de vacinas do paciente, inclusive alertando sobre a não vacinação do paciente, favorecendo assim o início de uma busca ativa.
Além destas, o VIDA permitirá o registro de reação adversas, emissão de SMS (torpedo) via celular informando sobre a necessidade de vacinação, campanhas de vacinação, dentre outros.

Módulo Atendimento

Este módulo será implementado na rede em duas etapas:

1. Simplificado – no modo de atendimento simplificado, os profissionais de saúde realizaram coletas de algumas informações clínicas do paciente e registram em formulário específico do VIDA. Após a coleta, as fichas serão encaminhadas para digitação na própria unidade de saúde. Com o atendimento simplificado, a SMS já possuirá algumas informações do paciente, como por exemplo: se o usuário é portador de hipertensão e/ou diabetes, se faz acompanhamento de gestação, de planejamento familiar, dentre outros. Além disso, será permitido também a implantação do Sub-Módulo de notificação de agravos. Neste sub-módulo terão todos os agravos de notificação de alimentação obrigatória. Esta disponibilização facilitará o processo de investigação dos casos e o seu encerramento.

2. Completo – no modo de atendimento completo, os profissionais de saúde realizaram a alimentação das informações do paciente diretamente no VIDA. Para esse processo, a SMS informatizará todos os consultórios da rede, permitindo assim que se tenham informações on line de todas as informações geradas na rede.

Módulo Laboratório

O módulo laboratório será disponibilizado para o laboratório central da SMS, como também para as unidades disponíveis na rede de urgência/emergência. Tem como principal funcionalidade a otimização dos processos.

O principal avanço qualitativo deste módulo será o interfaceamento do VIDA com os equipamentos disponíveis na rede. Com o interfaceamento, o laboratório aumentará significativamente capacidade de produção diária. Desta forma, a SMS aumentará o número de exames realizados diariamente atingindo assim a uma maior parcela da população.

Outra funcionalidade do VIDA, em especial este módulo, será a possibilidade do usuário terá acesso ao seu resultado dirigindo-se a uma das unidades de saúde da rede ou através do site da SMS.

Módulo Saúde Bucal

O módulo de saúde bucal estará disponível em todas as unidades de saúde da rede básica, como também dos CEOs (Centro de Especialidades Odontológicas). Nele o usuário terá todo o seu registro através do odontograma gráfico que poderá ser acessado em qualquer unidade de saúde bucal da rede.

O paciente poderá agendar o seu procedimento em qualquer unidade da rede municipal, ou através do disque saúde 160.

Módulo Planejamento

O módulo de planejamento do VIDA permitirá a programação das ações desenvolvidas pelas equipes da rede como: áreas programáticas, atividades de promoção de saúde, prevenção de agravos, tratamento e recuperação, ações intersetoriais, ações inter-institucionais.

Este módulo tem como intuito apoiar a gestão na programação das ações, como também, no acompanhamento destas. Permitirá realizar um pacto entre a SMS, os distritos e as unidades de saúde.