A oferta da vacina antirrábica acontece na rotina de 100 postos de saúde, durante toda a semana, das 08h às 14h

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), vinculado à Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Salvador, protegeu mais de 600 cães e gatos durante a intensificação da vacinação antirrábica no verão. A estratégia segue até fevereiro, período de alta circulação de turistas na capital, para ampliar as ações de vigilância contra a doença.

Desde o início da ação, no dia 2 de janeiro, foram contemplados 27 bairros nos Distritos Sanitários do Subúrbio, Itapagipe e Barra/Rio Vermelho. Nesta sexta-feira (27), está sendo a vez da Pituba, das 08h às 12h. A partir da próxima semana, a ação chegará a localidades dos Distritos Sanitários Boca do Rio e Itapuã (cronograma abaixo).

Além do reforço neste período focado na orla marítima, pontos turísticos, circuitos de carnaval e festas populares, a oferta da vacina antirrábica acontece na rotina de 100 postos de saúde, durante toda a semana, das 08h às 14h. A lista completa dos locais está disponível no site saude.salvador.ba.gov.br e nas redes sociais da SMS, além do canal Fala Salvador 156 e pelo telefone do CCZ 3611-7331, onde será possível também tirar dúvidas.

Devem ser imunizados animais a partir dos três meses de idade, exceto os que estiverem doentes. O último caso de raiva humana em Salvador foi registrado em 2004. “A vacinação é a principal medida de prevenção da raiva, que é uma zoonose com quase 100% de letalidade. Por isso é importante que a população procure os postos. Nos últimos anos Salvador registrou casos confirmados de raiva em morcegos, com isso, os cães e gatos de estimação ficam vulneráveis ao contato”, explica a chefe do setor de raiva do CCZ, Danielle Dantas.

Programação:

30 de Janeiro: Costa Azul e Armação
31 de Janeiro: Pituaçu e Boca do Rio
01 de Fevereiro: Piatã e Patamares
02 de Fevereiro: Itapuã
03 de Fevereiro: Itapuã e Abaeté