Confira o passo a passo para a inclusão desse grupo prioritário na vacinação da Covid-19

Após uma reunião de alinhamento realizada nesta semana entre a Secretaria Municipal da Saúde e o Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia (Cremeb), representadas pelo titular da saúde – Decio Martins, e Dr. Otávio Marambaia – presidente do Cremeb, a Prefeitura de Salvador inicia nesta segunda-feira (28) o cadastro de crianças com comorbidades, com idade entre 6 meses e 2 anos de idade, para terem acesso à vacina contra COVID-19, conforme a recomendação do Ministério da Saúde (SMS).

A lista subsidiará a pasta no planejamento da imunização desse grupo, que será iniciada logo após a etapa do cadastramento, em data ainda a ser divulgada. Para isso, a SMS disponibilizou o site www.comorbidades.saude.salvador.ba.gov.br, restrito ao médico (a) que utilizará o mesmo login e senha da área restrita do site do Cremeb.

“Definimos os últimos detalhes junto ao Cremeb para iniciarmos mais uma etapa importante da vacinação. Estamos aproveitando todas as ferramentas exitosas para garantir rapidez e segurança aos novos grupos prioritários, pois a mesma deverá ser utilizada pelos médicos, que atestarão a comorbidade dos seus pacientes para que os mesmos se tornem aptos à vacinação. Agradeço ao Dr. Otávio Miranda pela parceria de sempre em prol da vacinação dos soteropolitanos e vamos para mais uma etapa”, declarou Martins.
Confira o passo a passo:

1- O responsável pelo portador da comorbidade com a idade entre 6 meses e 2 anos deverá procurar o médico que acompanha o bebê – tanto da rede pública quanto da rede privava;
2- O médico fará a avaliação do paciente e verificará se o mesmo está dentro das comorbidades e deficiências elencadas pelo Plano Nacional de Imunização;
3- Caso esteja elegível, o médico incluirá o nome do paciente na lista de habilitados para campanha de vacinação contra Covid-19 através do portal www.comorbidades.saude.salvador.ba.gov.br;
4- Quando a vacinação do grupo estiver aberta, importante destacar que antes de se dirigir ao ponto de imunização o paciente deverá conferir o nome cadastrado no site da SMS.