Como forma de chegar mais perto da população, alcançando cada vez mais pessoas na Campanha de Imunização contra a Influenza (Gripe) e também na campanha da dose de reforço de 3ª e 4ª doses da Covid-19, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) disponibilizou, a partir desta quarta-feira (06), a aplicação do imunizante na Estação Mussurunga. O posto funciona na Sala de Observação do terminal, das 08h Às 16h.

A iniciativa tem como intenção alcançar um maior número de imunizados na cidade. Desde o início da campanha da gripe, em abril, até esta quarta-feira (06), foram aplicadas cerca de 290.383 mil doses do imunizante, atingindo apenas 32% do público esperado. Já 3ª dose Covid continua aguardando as mais de 688 mil pessoas que ainda não garantiram o reforço. Já para a quarta dose este número chega a 460 mil. A expectativa é que o ponto extra do terminal permaneça até a sexta-feira (08) no local.

O secretário da Saúde, Décio Martins, afirmou que a instalação do posto na Estação Mussurunga facilita o acesso da imunização, já que é um dos locais de maior circulação de pessoas na capital baiana. “Essa é mais uma estratégia da Secretaria Municipal da Saúde para ampliar a cobertura vacinal na cidade”.

O agente de trânsito e transporte Elíseos Silva atua na estação há 14 anos e aproveitou a oportunidade para garantir a 4ª dose contra a Covid. Ele afirmou que a vacinação na estação facilita a imunização não só para ele, mas para toda a população. “Garantir a proteção para mim, que trabalho em um local de grande circulação é fundamental, pois estamos mais vulneráveis, então é importante que, o quanto antes, estejamos imunizados para correr o menor risco possível de ser infectado”.

O fiscal de linha da empresa Integra, Aurelino Borges, de 33 anos, trabalha há um ano no terminal. Ele elogiou a iniciativa da vacinação no local, e aproveitou para tomar a terceira dose e se proteger contra o coronavírus. “Às vezes não temos tempo de ir ao posto e essa possibilidade foi uma mão na luva, então busquei logo me imunizar. E digo, para quem ainda não se vacinou, que venha logo, pois a doença não espera, quando ela vem é sem avisar. Mesmo que não seja a cura, a vacina imuniza”.

O autônomo Wedson Sales, de 49 anos, garantiu logo sua imunização contra a gripe e contra a Covid. “Fiquei sabendo pela televisão hoje de manhã e vim logo, para me proteger e proteger os que moram comigo, pois tenho idosos em casa. Todo mundo devia se vacinar e garantir essa proteção. Estou 100% imunizado e agradeço pela oportunidade de poder me vacinar perto de casa”.

Público geral – Desde o dia 27 de junho, a Campanha de Vacinação contra a Influenza está disponível para todas as pessoas acima de seis meses de idade na capital baiana. A população pode buscar o serviço de segunda a sexta-feira (exceto feriados), das 8h às 16h, em todas as 156 salas de imunização da rede municipal de Salvador. Para se vacinar, é preciso levar a carteira de vacinação ou cartão SUS e documento com foto.

A abertura da estratégia para o público em geral acontece após recomendação do Ministério da Saúde devido à baixa adesão à campanha de vacinação registrada em todo o país. A medida é válida enquanto durarem os estoques do imunobiológico em Salvador.

Vacinação Covid – A 3ª dose (exceto Janssen) para 18 anos ou mais será aplicada através da estratégia “Liberou Geral”, que contempla também cidadãos de outras cidades da Bahia. Nos demais casos, é necessário ter o nome na lista disponível no site da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), no endereço www. saude. salvador. ba. gov. br .

Já 4ª dose estará disponível para pessoas com 40 anos ou mais, que estejam com nome na lista do site da SMS. Para ter acesso à dose de reforço, esse público deve ter um intervalo de quatro meses o recebimento da 3ª dose, ou seja, estão habilitados aqueles que tomaram até 8 de março de 2022.

A imunização também segue para os indivíduos com 18 anos ou mais vacinados com a Janssen no esquema primário. Ou seja, de acordo com a nova determinação prevista pela Nota Técnica Nº 177/2022- Ministério da Saúde, as pessoas que tomaram a segunda dose do imunizante da Johnson & Johnson no intervalo de quatro meses estarão aptas para receber a 3ª dose do imunizante. A recomendação do Ministério da Saúde é que sejam usadas as vacinas AstraZeneca, Pfizer ou Janssen como segundo reforço (3ª dose).