usf coração ed mariaApós a inauguração na manhã de ontem (18), a Unidade de Saúde da Família Coração de Maria, em Cassange, iniciou os atendimentos à população da comunidade. Construída pela Prefeitura de Salvador com o investimento de mais de R$ 1,44 milhão, a unidade veio para suprir o vazio assistencial e uma antiga reivindicação das famílias que residem na região.

No total, são três equipes completas de saúde da família composta por três médicos, enfermeiros, dentistas, técnicos de enfermagem, auxiliares de saúde bucal que já estão atuando na unidade, e agentes comunitários de saúde que realizam visitas domiciliares diárias aos moradores do bairro.  Até o final do ano, a Secretaria Municipal da Saúde irá inaugurar mais 38 unidades, todas totalmente equipadas e com equipes consistidas.

“Desde o início da manhã começamos os acolhimentos dos moradores da comunidade com os atendimentos da atenção básica disponíveis no posto. Além disso, equipes de agentes comunitários realizaram visitas domiciliares para o cadastramento das famílias da localidade que serão incorporadas à estratégia de saúde da família. Toda estrutura do posto já está preparada para atender a população”, explicou Paula Mello, técnica administrativa da USF.

Moradora do conjunto residencial Coração de Maria há quatro anos, a auxiliar de cozinha Patrícia Maria dos Santos foi uma das primeiras a ser atendidas no novo posto. “Fui muito bem atendida e já saí da consulta com o meu medicamento na mão. Estou muito feliz porque agora posso ter minhas consultas médicas bem perto de casa”, comemorou.

A USF Coração de Maria oferta serviços de atenção integral, desde o recém-nascido ao idoso, através atendimento médico, de enfermagem e odontológico, contando com atuação de três equipes de saúde da família e três da área bucal. Além disso, serão ofertados no posto serviços de atenção integral nos programas de hipertensão, diabetes, controle da tuberculose, hanseníase e doença falciforme.

A unidade também disponibiliza serviços de curativo, vacinação, visita domiciliar, marcação de consulta para outras especialidades e exames ofertados no distrito sanitário, dispensação de medicamentos básicos e confecção do cartão SUS (2ª via).