Unidades de urgência de Salvador prestam assistência a pacientes de toda Bahia

Entre os meses de janeiro e julho de 2018, as nove Unidades de Pronto Atendimento (UPA’s) da Prefeitura de Salvador atenderam mais de 510 mil pessoas, realizando cerca de 480 mil exames. Com funcionamento ininterrupto em regime 24 horas, as UPAs chamam a atenção pelo alto índice de resolutividade apresentado pelas equipes.

Em média, 88% dos casos são solucionados nas próprias unidades, o que contribui para a diminuição de pacientes na fila da Central Estadual de Regulação. A boa gestão e eficiência dos serviços das UPAs de Salvador também tem atraído pacientes de outros municípios da Bahia.

Do total de atendimentos registrados, mais de 6 mil foram de usuários de cidades do interior do Estado, número que pode ser superior uma vez que cerca de 200 mil atendimentos realizados foram de pacientes cujas cidades de origens são ignoradas ou eram de fora do Brasil.

Em 2013, a capital baiana contava apenas com uma UPA. Ao assumir a Prefeitura em 2013, o prefeito ACM Neto deu início a um amplo plano de expansão da rede de urgência e emergência construindo 08 unidades de pronto atendimento 24h, otimizando o socorro à vida dos baianos.