Quem Somos

A Subcoordenadoria de Informações em saúde (SUIS) do município de salvador é coordenada pela Coordenação de apoio as Ações de Vigilância e dirigida pela Diretoria de Vigilância da Saúde e tem como missão coordenar o processo de gerenciamento dos sistemas de informações em saúde, que acontece, de forma organizada, nas diversas instâncias geradoras e produtoras de informação, com vistas ao fortalecimento do sus e a construção da cidadania.

A Subcoordenadoria é composta por dois setores conforme regimento interno abaixo:

REGIMENTO INTERNO

Setor de acompanhamento e processamento de dados

  • Coordenar os sistemas de informação em saúde em articulação com o Ministério da Saúde e a Secretaria de Saúde do Estado;
  • Gerenciar os processos de coleta, processamento, transmissão e disseminação de dados;
  • Implementar, apoiar e acompanhar o processo de descentralização dos subsistemas de informações em saúde, quando necessário;
  • Realizar supervisões periódicas às unidades gestoras de sistemas descentralizados;
  • Monitorar os sistemas de informações implantados no Nível Central e Distritos Sanitários, incluindo a rede complementar;
  • Manter atualizados os sistemas de informações em saúde;
  • Realizar treinamento em operacionalização dos sistemas, quando necessário;
  • Garantir a consistência dos bancos de dados das informações em saúde;
  • Implementar mecanismos de controle de qualidade de dados dos sistemas de informação em saúde;
  • Desenvolver ações que visem o aprimoramento da qualidade da informação;
  • Exercer outras atividades correlatas.

Setor de acompanhamento da situação de saúde

  • Acompanhar o desenvolvimento de projetos e programas componentes do Sistema Municipal de Informação em Saúde;
  • Manter atualizado o banco de dados dos Sistemas de Informações Demográficas, de Morbidade, Epidemiológicas e Sócio-econômicas;
  • Definir fontes, dados, periodicidade e fluxos de informações necessárias às Unidades;
  • Efetuar estudos de interpretação de dados comparando-os com indicadores do nível de saúde do Município;
  • Consolidar as informações epidemiológicas produzidas nos Distritos Sanitários e produzir relatórios informativos e analíticos, acerca da situação de saúde no Município;
  • Divulgar informações geradas através de análise e interpretação de dados;
  • Criar ferramentas facilitadoras do acesso e produção da informação;
  • Dar suporte aos usuários das ferramentas de disseminação de dados e informações;
  • Coordenar o Sistema de Geoprocessamento em articulação com a Assessoria Estratégica de Gestão;
  • Exercer outras atividades correlatas.