Com o tema “Desafios e potencialidades da formação em serviço como estratégia de fortalecimento do SUS”, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), por meio da Coordenadoria de Gestão de Pessoas (CGP), promove o VI Encontro de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde. Aberto para gestores, trabalhadores e estudantes, o evento acontece nestas quarta e quinta-feira (30 de novembro e 01 de dezembro), no auditório da Universidade Ruy Barbosa (UNIRUY), na avenida Luís Viana Filho, 3172, Paralela.

O titular da SMS, Decio Martins, e a subsecretária da pasta – Dra. Edriene Teixeira marcarão presença no encontro, que reunirá, multiprofissionais, técnicos e diretores de diversas áreas da SMS, além de Nésio Fernandes de Medeiros Junior, Secretário de Estado da Saúde do Governo do Espírito Santo e presidente do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS). “Saúde e Educação devem andar de mãos dadas, e esse grande evento pretende justamente debater e mostrar a importância dessa aliança, que certamente beneficia a toda sociedade soteropolitana”, comentou Martins.

A edição deste ano teve recorde de inscritos previamente, por isso, as vagas para estudantes e trabalhares externos já foram preenchidas. O VI Encontro de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde, conta com o apoio da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, UNIRUY e UNIFACS. Confira a programação:

30 NOV | (quarta-feira)
MANHÃ

08h – Credenciamento
08h30 – Mesa de Abertura
09h30 – Conferência de Abertura
Tema: Possibilidades e desafios nos processos de formação dos profissionais no SUS.
– Conferencista: Nésio Fernandes de Medeiros Junior. Secretário de Estado da Saúde do Governo do Espírito Santo e presidente do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS).

3h30 às 14h – PICS
14h às 17h – Mesa redonda: Lições aprendidas com as residências em saúde na organização dos processos de trabalho da assistência e da gestão do SUS: diferentes olhares.
Moderador: Augusto Vidreira. Ccoordenador COREME SMS.
 Residência de Medicina de Família e Comunidade (SMS SSA) – Diego Bomfim (Médico de Família e Comunidade e Supervisor do PRMFC SMS SSA).
 Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva com área de concentração em Planejamento e Gestão (ISC/UFBA) – Sara Cerqueira (Sanitarista e Coordenadora de Planejamento da Diretoria Estratégica de Planejamento e Gestão e preceptora de residência).
 Residência Multiprofissional em Saúde da Família (UNEB) – Gisele Lima (Enfermeira da USF Arenoso e preceptora de residência).
 Residência em Medicina de Emergência (SMS SSA) – Felícia Lima (Médica emergencista, Coordenadora da Emergência do Hospital Municipal de Salvador e vice supervisora do PRME SMS SSA).

01 DEZ | (quinta-feira)
MANHÃ

08h30 às 09h – PICS
09h às 12h – Mesa redonda: Trocando experiências: iniciativas inspiradoras de residências em saúde.
– Moderador: Deivison Freitas da Silva. Preceptor e Vice-coordenador do PRMFC SMS SSA; Presidente da ABAMEFAC.
– Modalidade: Vídeo conferência
 Residências em rede – Olívia Bessa (Escola de Saúde Pública do Ceará).
 Residência médica – Fernanda Lazzari (Secretaria Municipal da Saúde de Florianópolis).
 Residência multiprofissional – Thaís Titon de Souza (Escola Municipal de Saúde Pública Florianópolis).
 Articulação de residências em saúde – Izabelle Câmara (Secretaria Municipal da Saúde de Salvador).

13h30 às 14h – PICS
14h às 17h – Apresentação trabalhos
Eixos:
 Apresentação de trabalhos/relatos de experiências na SMS SSA (Educação Permanente em Saúde/ Estágios graduação e PET Saúde/ Residências em saúde).
 Apresentação de resultados preliminares ou finais de pesquisas realizadas na SMS SSA.