terceira_mostra_fotosAconteceu em Salvador nestas terça e quarta-feira a 3ª Mostra de Experiências em Vigilância em Saúde. Galeria de imagens.

 

 

 

 

O evento foi organizado pela Coordenadoria de Saúde Ambiental – COSAM – com o objetivo de fomentar a integração das ações de vigilância e estimular a troca de informações e experiências entre os profissionais das diversas instâncias da Secretaria Municipal da Saúde.

“A Mostra é um estímulo para que todos os profissionais conheçam e analisem o trabalho do colega. A idéia é fazer com que o trabalho realizado em uma determinada unidade de saúde possa ser feito também em outros lugares”, explica a Presidente da Comissão Científica do evento, Cristiane Cardoso.

Mais de trezentas pessoas estiveram presentes apenas no primeiro dia da mostra. “A terceira edição do evento superou as outras por conta do número de pessoas e também pela participação delas. Isso mostra que diferente do que muitos pensam, muitas ações são realizadas para o desenvolvimento da saúde em Salvador, mas na maioria das vezes apenas o lado ruim é divulgado”.

Participaram do evento profissionais renomados na área como o professor Titular do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia, doutor Jairnilson Silva Paim, que falou sobre Estado, Saúde e Sociedade; a diretora do ISC, Gloria Teixeira; o pneumologista Francisco Hora, que promoveu uma miniconferência sobre promoção à saúde com ênfase no programa de controle do tabagismo, e ainda o diretor da Fiocruz-BA, doutor Mitermayer Galvão Reis, que falou sobre doenças emergentes e re-emergentes. “A comissão organizadora desse evento está de parabéns pela iniciativa. Esse encontro é um verdadeiro investimento na qualificação dos profissionais de saúde. Aqui estão sendo discutidos muitos problemas que precisam ser resolvidos e que por isso são de interesse da sociedade”, afirmou Dr. Mitermayer.

Os trabalhos apresentados foram divididos em sete grupos temáticos: vigilância ambiental, vigilância epidemiológica, zoonoses, promoção/DANT, DST/AIDS, vigilância sanitária e saúde do trabalhador. No evento foram abordados temas como educação ambiental desenvolvida em escolas, o perfil epidemiológico dos casos de meningite viral em Salvador, implantação da vigilância entomológica à doença de chagas na capital baiana e o programa de controle do tabagismo no 14º Centro de Saúde Professor Mário Andréa. De 75 trabalhos inscritos, 24 foram apresentados de forma oral e outros 24 foram expostos em pôsteres.