A Secretaria Municipal da Saúde disponibiliza cartilha eletrônica com orientações de prevenção à COVID-19, direcionada ao Público LGBT. A iniciativa, marca o Dia Internacional do Orgulho LGBT, comemorado no próximo domingo (28).
O material eletrônico “Saúde LGBT em tempos de pandemia de Covid-19”, serve como um guia orientador sobre os cuidados à saúde de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais durante a pandemia além de orientações complementares de outros serviços da rede básica voltadas ao público alvo que pode ser acessado de forma simples aqui!

“Tendo em vista que cenários de emergência sanitária tendem a agravar as vulnerabilidades as quais estão expostos determinados segmentos sociais que vivenciam exclusão social e violências cotidianas, como é o caso da população LGBT, é importante a disponibilização de materiais com informações numa linguagem acessível a cada grupo”, Salientou Erik Abade, técnico do Campo Temático de Saúde LGBT.

A publicação da cartilha no Dia Internacional do Orgulho LGBT, um marco pela luta dos direitos das pessoas LGBT em todo o mundo, reforça o compromisso da SMS no combate ao preconceito e a discriminação, completou Abade.

Além de orientações sobre a prevenção da COVID-19, os interessados terão acesso a informações como cuidados e práticas de redução de danos à saúde mental, física e sexual, a relação de unidades de pronto atendimento e dos Serviços de Atenção Especializada (SAE).

A iniciativa foi desenvolvida em parceria com o Ambulatório Multidisciplinar em Saúde de Travestis e Transexuais (SESAB), Coletivo De Trans pra Frente e Centro de Promoção e Defesa dos Direitos LGBT da Bahia.