A Secretaria Municipal da Saúde, através do Programa Municipal de DST/Aids, lança neste Carnaval a Campanha Fique Sabendo, com o objetivo de chamar a atenção para a importância da detecção do HIV. O diagnóstico precoce é importante para a realização de um tratamento que garanta a qualidade de vida da pessoa infectada.

Por isso, entre os dias 21 e 23 de fevereiro um Posto de Coleta será montado no Circuito Batatinha, no Pelourinho, visando incentivar a população a realizar de forma consciente e espontânea o teste anti-HIV e sífilis. O local foi escolhido devido ao grande fluxo de pessoas, principalmente na faixa etária acima de 50 anos. Este público foi o alvo da campanha do Dia Mundial de Luta Contra a Aids, em 2008, tendo seqüência no carnaval. A longevidade e o aumento da expectativa de vida resultaram no prolongamento da vida sexual das pessoas maduras. O Posto de Coleta funcionará das 09 às 17 horas. Neste período também serão distribuídos preservativos e materiais educativos sobre sexo protegido.

Estimativas do Ministério da Saúde indicam que existem hoje no Brasil cerca de 630 mil pessoas vivendo com o HIV. Dessas 255 mil nunca teriam feito o teste e por isso não conhecem sua condição sorológica. Portanto, do ponto de vista epidemiológico, o diagnóstico é fundamental para o controle da epidemia de Aids. As pessoas que realizaram o teste durante o carnaval contarão com apoio e orientação psicológica antes e depois do resultado, que será mantido em sigilo pelos profissionais de saúde. Caso seja confirmada a detecção do HIV em algum folião, ele será orientado a procurar acompanhamento médico especializado.

A Campanha Fique Sabendo conta com as parecerias entre os Governos Municipal, Estadual e Federal.