lanca_antirrabica

A Secretaria Municipal da Saúde lançou hoje (02) a primeira etapa da Campanha Municipal de Vacinação Antirrábica de 2009, com o tema Guarda Responsável é um Ato de Carinho. Galeria de imagens.

Distrito Sanitário Início Término
Subúrbio Ferroviário 02/04 19/05
São Caetano Valéria 02/04 26/05
Cajazeiras 02/04 04/05
Pau da Lima 05/05 09/06
Itapuã 02/04 07/05
Boca do Rio 08/05 25/05

A 2ª fase, prevista para o período de 11 de junho a 06 de agosto, serão trabalhados os Distritos Sanitários de Cabula/Beirú, Liberdade, Itapagipe, Brotas, Centro Histórico e Barra Rio/Vermelho, conforme cronograma da tabela 02.

TABELA 02: Datas previstas para o início e término da 2ª fase do 1º Ciclo de 2009 do PVCC, por Distrito Sanitário

Distrito Sanitário Início Término
Cabula/Beirú 11/06 31/07
Liberdade 11/06 17/07
Itapagipe 18/07 06/08
Brotas 11/06 23/07
Cetro Histórico 24/07 06/08
Barra Rio Vermelho 11/06 06/08

A estimativa é vacinar 80% dos 408 mil cães e gatos existentes na capital baiana, através da visitação dos 1.229.718 imóveis existentes na cidade. O bairro de Cajazeiras XI foi escolhido para abertura da campanha. “Escolhemos Cajazeiras por ser o bairro mais populoso da cidade e também por fazer fronteira com outros municípios que possuem casos da doença”, afirmou a subcoordenadora do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da SMS, Josélia Sande.

O último caso de raiva animal em Salvador foi registrado em 2005. No entanto, para o gerente do CCZ, Marcelo Medrado, ainda não dá pra dizer que estamos em uma situação confortável. “A raiva ainda é um risco sério para Salvador. Essa não é hora de descansar, já que os municípios vizinhos possuem notificações e por isso a gente tem que evitar que a raiva entre na cidade”.

Durante a campanha, 170 agentes de vacinação capacitados vão realizar visitas casa a casa. “Nossos agentes são os verdadeiros atores desta campanha. Eles foram selecionados por serem extremamente competentes e por isso vão a campo pra fazer o trabalho de prevenção à raiva. É um trabalho incansável e que vai ser realizado sempre”, disse a coordenadora de Saúde Ambiental do Município, Antônia Maria.

Nos imóveis que forem encontrados vazios é deixado um aviso de visita orientando que o dono do animal se dirija a um dos 87 Centros de Saúde, onde também estão sendo feitas as vacinações. A localização de cada um deles pode ser obtida através dos telefones 3611-7310 ou 3611-7311.

A raiva é uma doença infecciosa aguda e mortal transmitida aos mamíferos, inclusive ao homem, e seu prognóstico é fatal em todos os casos. Ela é transmitida através da mordida, arranhão ou saliva do animal contaminado pelo Vírus Rábico. No homem atinge o sistema nervoso central causando febre, dor de cabeça, depressão nervosa, agitação, dilatação na pupila, dificuldade em respirar e salivação excessiva – terminando com a morte do indivíduo. O tratamento só é feito durante a incubação do vírus. Já no animal a vacinação é a única maneira de evitar a doença. Ainda existem pessoas que desconhecem o perigo da raiva e se negam a vacinar seus animais.

Programação:

Período: 02 de Abril a 06 de agosto de 2009

As atividades de campo acontecerão em duas fases, sendo que na primeira, prevista para o período de 02 abril a 09 de junho, serão trabalhados os Distritos Sanitários do Subúrbio Ferroviário, São Caetano/Valéria, Cajazeiras, Pau da Lima, Itapuã e Boca do Rio, conforme cronograma da tabela 01.

TABELA 01: Datas previstas para o início e término da 1ª fase do 1º Ciclo de 2009 do PVCC, por Distrito Sanitário