A Secretaria Municipal da Saúde em parceria com a Secretaria Municipal da Educação, Cultura, Esporte e Lazer realizam o Projeto SAMU nas Escolas. A ação tem o objetivo de conscientizar os alunos do 8º e 9º ano da rede municipal de ensino, sobre a importância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, além de capacitar os jovens para manobras de suporte básico de vida. O projeto conta com a participação de instrutores do SAMU, UFBA e Faculdade Baiana e pretende capacitar 29 instituições de ensino até novembro.

Durante o curso realizado nesta sexta-feira, 11, na Escola Municipal Alan Kardec, em Patamares, os instrutores passaram um vídeo e explicaram o prejuízo que um trote pode trazer para comunidade. Segundo a Subcoordenadora de Planejamento do SAMU e instrutora do curso, Manuela Melo Costa, a central do serviço móvel recebe hoje aproximadamente 5 mil ligações por dia, sendo que pelo menos metade delas é trote. “Este mau uso do serviço dificulta o atendimento, já que uma linha ocupada por trote deixa de atender uma solicitação verdadeira e nesta área tempo significa vida”, afirmou.

Dentre os assuntos abordados os alunos tiveram a oportunidade de aprender na prática, manobras de Ressucitação Cardiopulmonar (RCP). Cada participante recebeu um boneco específico para este tipo de aula e os alunos foram instruídos como proceder ao encontrar uma pessoa desmaiada. “Os alunos vão sair daqui sabendo fazer uma RCP. Uma pessoa inconsciente a partir do quarto minuto inicia uma lesão cerebral, sem tratamento em 10 minutos vem a falecer. Por isso é importante que o maior número de pessoas saiba fazer o RCP corretamente”, explica Manuela.

A estudante Carolina Dotas Santos disse que achou válida esta iniciativa e que gostou muito da atividade. “Hoje eu aprendi várias coisas, coisas que já até tinha visto na TV, mas não tinha a mínima idéia de como fazer. Inclusive conheço pessoas que passam trote para o SAMU e vou fazer a minha parte explicando que isso não é legal e ainda é contra a lei”, disse.

As escolas que receberem as palestras irão ganhar um boneco para a prática dos alunos. O projeto prevê ainda uma reciclagem a cada 6 meses nas escolas. Confira a lista das próximas instituições de ensino:

Municipal Hilberto Silva – Baixa do Fiscal

Municipal Amélia Rodrigues – Tororó