A proposta teve como objetivo compartilhar conhecimento para a população

Na tarde da última quinta-feira (22), foi promovida pela equipe do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) II São Caetano uma atividade de valorização à vida na Igreja Assembleia de Deus, localizada no bairro de Boa Vista do Lobato. A ação, que teve como público os usuários e profissionais da Unidade de Saúde da Família (USF) do bairro, faz parte da programação do Setembro Amarelo realizado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) neste mês.

A palestra, ministrada pelo psicólogo do CAPS Danilo Cruz, abordou a importância de se discutir o tema, trouxe os sinais que pessoas em situação de saúde mental delicada apresentam, além de mostrar as maneiras de como apoiar e ajudar nestes casos. Após isso, foi feito uma dinâmica envolvendo balões e trouxe mensagens motivacionais para as pessoas que participaram do ato lúdico.

De acordo com a assistente social e coordenadora técnica do CAPS II São Caetano, Juliana Bernardo, a atividade que aconteceu no mês de conscientização e combate ao suicídio é necessária para compartilhar conhecimento com a população, que em grande parte não sabe demais informações sobre o cuidado com a saúde mental e emocional. “Além disso, estamos atuando também na rede de emergência e pronto atendimento da região, conversando com pacientes e funcionários, pois os casos de tentativas de suicídio nessas unidades aumentaram de forma expressiva. A divulgação e troca de ideias é uma ferramenta essencial para reverter isso”, informa.

As unidades de saúde do Distrito Sanitário de São Caetano/Valéria também estão realizando em setembro uma série de ações com os seus pacientes, através de rodas de conversa e o projeto Sala de Espera, que acontece na recepção dos postos e abordam com interação, a partir do processo de humanização e empatia sobre a temática.