A Diretoria Animal de Promoção à Saúde e Proteção Animal (Dipa), órgão vinculado à Secretaria Municipal da Saúde (SMS), segue atendendo as solicitações da população mesmo nos dias oficiais de Carnaval. No último fim de semana (22 e 23), foram seis chamadas de casos de maus tratos, agressividade de animais, recolhimento e bichos em propriedade privada, além de óbito em via pública.

Desse total, duas ocorrências aconteceram nos circuitos Dodô (Barra/Ondina) e Osmar (Centro). As equipes foram solicitadas para fiscalizar espaços onde animais estariam atacando os foliões, que foram atendidos nos módulos assistenciais. As outras atividades foram realizadas nos bairros de Boca do Rio e Pernambués, além da Avenida Luís Viana Filho (Paralela) e Via Regional, nas proximidades do Estádio Manoel Barradas.

As ações têm apoio da Limpurb e Transalvador e evitam chances de graves transtornos à população como acidentes de trânsito e danos ao patrimônio público, bem como à saúde dos próprios bichos. Após a captura, os animais encaminhados para uma área adequada onde recebem alimentação e outros cuidados como vacinas e exames. Se, em 15 dias, um tutor não aparecer, o animal será encaminhado para adoção.

As solicitações podem ser feitas por qualquer cidadão através do Fala Salvador, no telefone 156. O serviço de recolhimento de animais ocorre em regime de plantão 24h.