Cinquenta profissionais da Rede de Atenção à Saúde Bucal de Salvador serão qualificados durante o treinamento.

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Coordenação de Saúde Bucal, e em parceria com a Faculdade de Odontologia da UFBA (FOUFBA) realiza curso de atualização em odontologia destinado ao atendimento especializado de pessoas com deficiência.

O projeto integra o programa de ações e serviços de saúde do município voltado ao cuidado qualificado e humanizado das pessoas com deficiência. O curso terá duração de três meses e vai abordar temáticas voltadas ao manejo e cuidado odontológico, alinhado às necessidades especiais destes pacientes.

Na semana em que é celebrado o Dia Mundial do Dentista, o secretário da pasta, Decio Martins, reforça a importância de promover um tratamento preventivo e inclusivo na rede municipal de saúde. “O nosso objetivo é garantir o acesso universal aos serviços odontológicos, permitindo que todas as pessoas sejam atendidas com humanização, qualidade e eficiência.”

Os 25 cirurgiões dentistas e 25 auxiliares de saúde bucal Rede de Atenção à Saúde Bucal (RASB) participam até o mês de dezembro da qualificação.
Atendimento de Saúde Bucal da Rede Municipal de Saúde

O município dispõe de 401 equipes distribuídas em 112 Unidades de Saúde da Família (USF) e 35 Unidades Básicas de Saúde (UBS), totalizando unidades que ofertam atendimento odontológico em Salvador.

Para ter acesso ao serviço básico, o paciente deve procurar uma UBS/USF próxima à sua residência e solicitar o agendamento com um Cirurgião Dentista. Confira a lista completa aqui.

Os usuários que necessitarem de atendimento especializado será encaminhado, após avaliação nas Unidades Básicas e de Saúde da Família, para um dos seis Centros de Especialidades Odontológicas, onde será ofertado o tratamento bucal de média complexidade ambulatorial como Periodontia, Cirurgia Oral Menor, Canal e Prótese.

O município conta ainda com o serviço da Unidade de Atendimento Odontológico (UAO) do Dique, que funciona 24 horas, para atender os casos de urgência, além de dez UPAs, o Pronto atendimento (PA) Edson Teixeira e Centro Municipal Odontológico da Liberdade (CEMOL).

Unidades de Pronto Atendimento (UPA):

– UPA Barris – 12h;
– UPA Santo Antônio – 12h;
– UPA Santo Brotas – 12h;
– UPA Pirajá – 12h;
– UPA San Mantin – 12h;
– UPA Valéria – 12h;
– UPA São Cristóvão – 12h;
– UPA Santo Paripe – 12h;
– UPA Aldroaldo Albergaria (Periperi)- 24h;
– UPA Dr. Hélio Machado (Itapuã) – 24h.