Até o final de outubro mais ações serão realizadas para população da melhor idade nas Unidades de Saúde da Família de Salvador

Durante este mês de outubro, em que comemora-se o Dia Nacional e Internacional do Idoso, Distritos Sanitários seguem realizando uma série de atividades para o público alvo. Desta vez, foram promovidas na última quinta-feira (6), diversas atividades para cuidados e acolhimento com a saúde da pessoa idosa na Unidade de Saúde da Família Aristides Pereira Maltez, no São Cristóvão.

Na ocasião foi realizado passeio ao Parque Ecológico de Villas, momento que proporcionou a exploração do espaço e contato com a natureza, além da realização de atividade física, atividades educativas sobre envelhecimento e lanche coletivo, propiciando momento de interação e distração.

O público alvo formado por integrantes de grupos educativos da comunidade, cujo objetivo é a promoção e prevenção da saúde voltada à qualidade de vida. O passeio foi simbólico para a retomada desta natureza de ação, visto que os grupos apontam os benefícios não só para saúde física, mas também para saúde mental.

Atividades realizadas

A ação promovida juntamente com Núcleo de Apoio à Saúde da Família contou com uma equipe de multiprofissionais: gerente da USF Líliam, a educadora física Jaqueline, a médica Débora, médico Lucas, dentista Simone, e a enfermeira Efigênia, Maria Isabel – auxiliar de saúde bucal. Foram ofertadas atividades físicas e de estimulação cognitiva e psicomotora, além de dança livre. Uma mistura de lazer, diversão e saúde.

“Essa ação foi desenvolvida para comemorar o dia Nacional e Internacional dos Idosos. Foi uma experiência muito importante para toda a equipe, pois pudemos conviver com as limitações, restrições, anseios desse público e por alguns instantes minimizar esses sentimentos. Voltamos com os corações transbordando de amor”, declara Erinalva França, coordenadora do Distrito Itapuã.

Atividades em alusão ao Dia do Idoso já foram realizadas até o momento no Barbalho e no Multicentro Carlos Gomes – Dois de Julho. Nos próximos dias, A Secretaria Municipal da Saúde também promoverá mais serviços em unidades do Distrito Rio Vermelho/Barra Distrito e Centro Histórico. A programação será divulgada.