A Secretaria Municipal da Saúde (SMS), promove nos dias 04 e 05 de novembro o I Encontro de Vigilância em Saúde de Salvador – IV Mostra de Experiências em Vigilância da Saúde, no auditório do Fiesta Bahia Hotel, no bairro do Itaigara, das 8 às 17h. O evento é aberto aos profissionais que atuam na vigilância em saúde, Distritos Sanitários, acadêmicos da área de saúde de instituições públicas e privadas que possuem convênio com a SMS e outros profissionais da área.
Dos 119 trabalhos inscritos, 93 serão apresentados oralmente no Encontro, que tem como objetivo destacar as experiências realizadas por profissionais do SUS e acadêmicos da área da saúde, com o intuito de contribuir para o aprimoramento das ações de assistência, vigilância e promoção da saúde pública no âmbito municipal.
A SMS vem ampliando seus objetos de estudo e intervenção, fortalecendo a integração entre as diversas áreas da vigilância, aumentando, assim, sua capacidade de predição, promovendo espaços de discussão como a iniciativa, que contemplará três eixos de participação: Práticas Epidemiológicas e Sistemas de Informação; Práticas Sanitárias e Ambientais e Práticas Integradas de Vigilância, Promoção e Atenção à Saúde.
As atividades serão coordenadas por profissionais da Diretoria de Vigilância em Saúde (DVIS), com o apoio da Diretoria de Atenção à Saúde (DAS), Coordenadoria de Gestão de Pessoas da SMS (CGPS) e das Instituições de Ensino e Pesquisa conveniadas a SMS. “A vigilância em saúde deve estar cotidianamente inserida em todos os níveis de atenção à saúde. A integração entre os dois eixos é fundamental para a construção da integralidade do SUS e de um processo de trabalho condizente com a realidade local, preservando as especificidades dos setores e compartilhamento de suas tecnologias”, destaca Tiza Mendes, coordenadora da comissão científica e Gerente do Centro da Saúde do Trabalhador (CEREST).