Secretaria Municipal da Saúde esclarece procedimentos para atendimentos em casos suspeitos de Covid-19

Pessoas com sintomas respiratórios leves, devem ligar para Centro de Operações de Emergência em Saúde Pública (COE)
Algumas notícias falsas que circulam na internet, popularmente conhecidas como Fake News, podem interferir negativamente no fluxo das unidades de saúde da capital baiana, além de causar prejuízos graves à saúde das pessoas. Visando explicar as medidas estabelecidas para atendimentos em casos suspeitos de coronavírus, bem como os procedimentos a serem adotados para a realização de exames, além de conscientizar a população da gravidade do compartilhamento das notícias falsas e combatê-las, à Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, informa

PROCEDIMENTO EM CASOS SUSPEITOS

Conforme o decreto Nº 32.248 de 14 de março de 2020, as pessoas com sintomas respiratórios leves, devem ligar para Centro de Operações de Emergência em Saúde Pública (COE), a fim de ser orientado sobre providências mais específicas, através do telefone (71) 3202-1234 ou e-mail coe.sms.ssa@gmail.com. No surgimento de febre, associada a sintomas respiratórios intensos, a exemplo de tosse e dificuldade de respirar, buscar atendimento nas unidades de urgência e emergência. É importante destacar que o Centro de informações estratégicas em vigilância em saúde (CIEVS) da Secretaria Municipal da Saúde, não realiza coleta de exame domiciliar para Covid-19, diferente do que vem sendo propagado na internet por meio de Fake News.

Para tal, as Unidades de Pronto Atendimento Municipais (UPAS, PAs, 24hs), prestam serviços de urgência e emergência, de forma ininterrupta e sem restrição de qualquer natureza. Além disto, os laboratórios públicos ou privados deverão informar imediatamente ao Sistema de Vigilância Municipal quaisquer casos positivos de Covid-19.

Com objetivo de ampliar o apoio técnico aos estabelecimentos de saúde das redes pública e privada no monitoramento e investigação dos casos suspeitos dos casos suspeitos de coronavírus, o CIEVS, além de funcionar 24 horas nos finais de semana e feriados, ampliou seu funcionamento também para 24 horas durante a semana, de segunda a sexta-feira. Os estabelecimentos de saúde poderão entrar em contato com o órgão através do telefone de plantão (71) 99982-0841.

FAKE NEWS

A veiculação e compartilhamento de informações falsas relacionadas ao coronavírus por meio de redes sociais ou aplicativos de mensagens preocupa as equipes de assistência da SMS. De acordo com o coordenador médico hospitalar e de urgências de Salvador, Ivan Paiva, a disseminação das chamadas “fakes news” além de gerar um clima de intranquilidade desnecessária, pode causar prejuízos graves à saúde das pessoas. “O combate às falsas notícias tem sido um desafio para saúde pública mundial, e em Salvador, infelizmente, não tem sido diferente. A recomendação é que as pessoas evitem replicar conteúdos duvidosos ou provenientes de fontes não oficiais, sobretudo, quando o assunto for o coronavírus. Não há motivos para pânico, pois toda a rede pública e privada está capacitada para acolhimento dos pacientes suspeitos e tratamento adequado de possíveis episódios confirmados”, declarou Ivan Paiva.

Diariamente, as pastas da Saúde Estadual e Municipal estão divulgando conjuntamente boletins atualizados sobre a situação epidemiológica do COVID-19 na Bahia, até às 17 horas.