De forma preventiva e eficaz, a Secretaria Municipal da Saúde recolheu no último sábado (22), um ninho de maribondo na praça da Revolução, no bairro de Periperi, circuito de bairro oficial do Carnaval de Salvador.

A iniciativa de monitoramento visa reduzir as chances de algum acidente nos espaços da folia, já que há uma aglomeração maior de pessoas nesse período. O serviço também contempla a retirada de colmeias de abelhas, neste ano foram removidas 10 em diversos bairros de Salvador.

A atividade diminui o risco letal que ofertam as casas de maribondo ou colmeias em espaços urbanos. “Esses insetos ficam mais agressivos por causa do barulho, por isso antes do período de festas já estávamos com o serviço atendendo a cidade e agora no carnaval intensificamos o cuidado com a vida dos foliões com as remoções dos focos, de forma que não haverá também dano ambiental ou à saúde das pessoas”, explicou Eliaci Couto, subcoordenadora de ações básicas do Centro de Controle de Zoonoses.

O cidadão que encontrar uma colmeia ou casa de marimbondo em via pública poderá ligar para a Ouvidoria da Prefeitura de Salvador no 156 e uma equipe será enviada.