Mais de 250 mil preservativos e 12 mil géis lubrificantes foram dispensados nos dias de folia

Para estimular a prática do sexo seguro e a prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s) durante o Carnaval, os módulos de saúde assistenciais e os dois módulos ‘Fique Sabendo’, administrados pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Salvador, dispensaram mais de 250 mil preservativos masculinos e femininos, além de 12 mil lubrificantes nos circuitos oficiais da festa.

A SMS montou esquema especial instalando módulos de saúde a cada mil metros ao longo dos circuitos oficiais, oferecendo mais comodidade ao folião para retirada voluntária dos preservativos disponibilizados em caixas na parte externa dos módulos.

A oferta desse serviço está disponível 24h em todos os módulos durante todo período Carnavalesco até às 06 horas da quarta-feira de cinzas.

A vice-prefeita e titular da SMS, Ana Paula Matos ressalta a importância do acesso aos métodos de prevenção às IST’s durante a folia, para que se possa brincar com alegria e proteção. “Essas estratégias visam prevenir o aumento do número de pessoas acometidas por doenças e gravidezes indesejadas, especialmente entre os jovens. O Carnaval deve ser vivido como um momento de celebração, sem margem para preocupações e para isso acontecer é preciso tomar cuidados em relação à saúde, nesse caso, a sexual. Estamos atentos e sensíveis para garantir que todos estejam protegidos”.