Visando a qualificação da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência, a Prefeitura Municipal de Salvador, através da Secretaria Municipal de Saúde – SMS, conta agora com o Serviço de Psicoterapia Bilíngue (com Psicólogo Bilíngue Português/LIBRAS) para pessoas surdas, com suspeita ou diagnóstico de transtornos mentais leves. A iniciativa é inédita no Brasil e visa ampliar a acessibilidade nos serviços de saúde municipais.

“O serviço chega como um avanço na inclusão da pessoa surda à rede de atenção à saúde, com a oferta de Psicoterapia com profissional bilíngue, melhorando assim a qualidade da assistência em saúde para a comunidade surda de Salvador”, declarou o gestor da SMS, Decio Martins.

O atendimento será ofertado no Multicentro de Saúde Liberdade. “Então, se a pessoa surda precisar de atendimento psicológico, tendo transtorno mental leve, pode se dirigir a algum desses locais abaixo para triagem e encaminhamento ao Ambulatório. Os documentos necessários para o atendimento são: RG, CPF, cartão do SUS, comprovante de vacinação contra COVID-19 e audiometria, se houver”, explica Flora Oliveira, coordenadora da atenção especializada da SMS.

Triagem

Estes são os endereços e horário de acolhimentos nos serviços para triagem:

AESOS – Associação Educacional Sons no Silêncio) Rua Alberto Fiúsa, 502 – Imbuí, Salvador – BA, 41720-025
Horário de Acolhimento: de segunda à sexta feira das 08h às 17h.
CEDAF – Centro Docente Assistencial de Fonoaudiologia (UFBA – Universidade Federal da Bahia): Av. Reitor Miguel Calmon, s/n – Canela, Salvador – BA, 40231-300 (UFBA)
Horário de acolhimento: às quartas-feiras pela manhã.

Após o acolhimento e triagem em um desses serviços, ao ser identificado no perfil de atendimento do Serviço de Psicoterapia Bilíngue (suspeita ou diagnóstico de transtornos mentais leves), o usuário será encaminhado (a) com data e hora marcada, para o Multicentro de Saúde Liberdade, situado à Rua Lima e Silva, n.240, Liberdade.