Oferta do procedimento acontecerá de forma regular na rede municipal a partir de dezembro

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Salvador vai ofertar, entre os dias 12 e 16 de dezembro, o exame de espirometria, importante aliado para avaliar a saúde pulmonar e a detecção de doenças no órgão. A partir deste mês, o procedimento acontecerá de forma regular na rede municipal de saúde da capital baiana.

Os atendimentos serão no Multicentro Carlos Gomes, das 08h às 17h. O serviço será exclusivamente por agendamento nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s), mediante requerimento médico, documento oficial e cartão SUS de Salvador.

As principais indicações para realização do exame são: o rastreio de DPOC em tabagistas com mais de 40 anos; pré-operatório de cirurgia de ressecção pulmonar; identificação do acometimento pulmonar em doenças sistêmicas e avaliação de paraefeitos pulmonares por drogas.

O titular da pasta, Decio Martins destaca que o reforço nos procedimentos preventivos visa promover ao soteropolitano a condição de cuidar melhor da saúde. “Boa parte das doenças graves que afetam as pessoas podem ser evitadas se o paciente buscar os serviços de saúde, como consultas e exames. É com esse entendimento que cada vez mais avançamos em disponibilizar os procedimentos necessários para os cuidados com a saúde”.

A Coordenadora da Atenção Especializada à Saúde, Flora Miguez, explica que a espirometria é imprescindível para diagnosticar patologias capazes de comprometer a saúde dos pulmões. “Durante o procedimento é possível determinar se o volume de ar inspirado é suficiente no organismo do paciente, ou se existe algum fator problemático na respiração. Uma série de agravos pode ser detectada para o tratamento precoce”.

A ação é em parceria com a Boehringer Ingelheim (Projeto Abraçar).

Conheça o exame

A espirometria é um exame não invasivo, indolor e que verifica a condição pulmonar do paciente, contando com a colaboração do mesmo na realização do procedimento, através da respiração em um bocal descartável. O aparelho utilizado é chamado de espirômetro que fornece dados precisos nos testes de função pulmonar e é acompanhado de uma cabine de biossegurança projetada para proteger os pacientes e técnicos em função do alto risco de contágio por Covid-19. A cabine é equipada com dois filtros microbiológicos de alta capacidade que permitem higienização e desinfecção de forma prática.