A partir desta sexta-feira (27) a vacinação ocorrerá em postos de referência espalhados estrategicamente pela cidade (veja lista), além dos cinco pontos de Drives Thru

Devido à grande procura pela vacina contra a influenza, a Secretaria Municipal da Saúde implementará estratégias na capital baiana. Para otimizar a aplicação das doses e garantir o uso racional do imunobiológico, a partir desta sexta-feira (27) a vacinação ocorrerá em postos de referência espalhados estrategicamente pela cidade (veja lista), além dos cinco pontos de Drives Thru que já estão funcionando para imunização exclusiva dos idosos (pessoas acima de 60 anos de idade). Todos os serviços funcionarão de segunda a sexta-feira, sempre das 08 às 17 horas.

De acordo com o titular da pasta, Leo Prates, a implantação do Drives Thru onde os idosos são vacinados sem precisar descer do carro, foi de suma importância para o sucesso da campanha e garantir a boa adesão à mobilização evitando aglomeração de pessoas. Em apenas três dias estratégia, mais de 114 mil idosos e trabalhados da saúde imunizados contra influenza em Salvador.

“Vacinamos em três dias o que estava previsto para pelo menos 15 dias. Conseguimos atingir um número recorde de indivíduos protegidos no início dessa campanha e a implantação dos pontos de Drives Thru foi fundamental para garantir a proteção dos idosos e evitar aglomerações”, comemorou.

O gestor destacou ainda que o município já solicitou ao Governo Federal a reposição das doses para ampliar a implantação de novos Drives Thru. “Já formalizamos junto ao Ministério da Saúde o pedido de uma nova remessa de vacinas para reforçar o estoque em Salvador. Com esse aporte, vamos conseguir ampliar, inclusive, a implantação de novos pontos onde os idosos serão vacinados sem a necessidade de sair do carro”, justificou.

Nesta quarta-feira (25), a Prefeitura de Salvador, através da Secretaria Municipal da Saúde, ampliou os pontos de vacinação contra influenza no esquema drive thru, onde os idosos são vacinados dentro dos carros. Além dos serviços que já estavam em funcionamento no Complexo Clementino Fraga, nos Barris; Arena Fonte Nova, em Nazaré; Centro de Convenções de Salvador, na Boca do Rio; e na Escola Bahiana de Medicina, em Brotas, as pessoas com 60 anos ou mais também podem buscar atendimento no campus do Cabula da Escola Bahiana de Medicina, localizado na Silveira Martins, 100. A imunização acontece das 8h às 17h.

Nessa primeira etapa da campanha, serão contemplados idosos (acima de 60 anos) e trabalhadores de saúde como enfermeiros, higienizadores, condutores de ambulância e demais profissionais que atuam diretamente no setor.

Para os trabalhadores de saúde a vacinação ocorrerá nas unidades básicas do município das 08 às 16:30h. Esse público deverá apresentar além do documento de identificação e cartão do SUS, a carteira profissional.

Calendário – A vacinação para os maiores de 60 anos ocorrerá de acordo com o seguinte calendário. Até sexta-feira (27), serão imunizados idosos nascidos em janeiro, fevereiro e março. De segunda-feira (30) até o próximo dia 3, é a vez dos nascidos em abril, maio e junho. Dos dias 6 a 10 de abril, o imunobiológico será aplicado aos nascidos em julho, agosto e setembro. Por fim, a vacinação para os nascidos em outubro, novembro e dezembro acontece nos dias 13 a 18 de abril.

Campanha – A campanha de vacinação contra a influenza seguirá até dia 22 de maio, sendo 9 de maio o dia “D” de mobilização nacional. A vacina estará disponível em três fases para os grupos prioritários. Depois dos idosos (a partir de 60 anos) e trabalhadores de saúde, serão imunizadas as puérperas (mulheres que ganharam bebê nos últimos 45 dias), jovens de 12 a 21 anos de sob medidas socioeducativas e professores, além de portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais.