reducao2_atendimento_carnaval2019O primeiro dia oficial do carnaval seguiu a tendência de queda do número de ocorrências de saúde como nos eventos pré-folia. Foram realizados 370 atendimentos nos módulos assistenciais montados pela Prefeitura nos circuitos Osmar e Dodô, nesta quinta-feira (28), uma redução de 1,6% em relação ao ano passado.

Os casos clínicos (291) – como tontura e dor nos membros inferiores – e ortopédicos (34) foram as principais causas de atendimento, sendo a maioria de pacientes do gênero feminino (51,35%). No geral, a faixa etária jovem de 20–29 anos (39,46%) foi predominante, seguida da de 30–39 anos (22,43%).

Vale destacar a redução das demandas oriundas de intoxicação alcóolica e intervenções cirúrgicas (bucomaxilofaciais) em 10,77% e 28,2%, respectivamente, também quando comparado com o mesmo período de 2018.

Foram transferidos 14 pacientes, o que corresponde apenas a 3,8% do total de atendimentos realizados. Os principais motivos de transferência foram para avaliações especializadas (9), radiológicas (2) e tomográfica (1). A maioria dos casos foi direcionado para a UPA Vale dos Barris (5) e Hospital Português (2).

“Começamos oficialmente o carnaval com a mesma tranquilidade dos dias anteriores. Neste primeiro dia, destaca-se a redução dos atendimentos cirúrgicos e ortopédicos, que costumam ser os casos mais graves. Esperamos que assim permaneça e estamos a postos para oferecer assistência integral e eficiente para os foliões. São mais de 1500 profissionais envolvidos na estrutura da saúde, além daqueles que estão nas unidades de retaguarda, como as UPAs e hospitais”, avalia Luiz Galvão, secretário municipal da Saúde.

Funcionamento – Os dez módulos assistenciais instalados pela Prefeitura nos circuitos oficias da folia momesca funcionam de forma ininterrupta (24 horas) até a Quarta-feira de Cinzas.