Para o carnaval de Salvador, a Secretaria Municipal da Saúde intensifica as ações de vigilância, prevenção e controle de riscos para garantia de promoção do bem-estar da população que aproveita a folia. Com o intuito de evitar a disseminação de doenças evitáveis, as áreas trabalham de forma integrada:

MONITORAMENTO DA ÁGUA

44 amostras de água foram coletadas, até sexta-feira (21), pela Vigilância Ambiental (VISAMB), em estabelecimentos como restaurantes, bares, camarotes, módulos assistenciais e hospedarias. Foram identificadas 03 amostras fora do padrão, nos circuitos Dodô e Osmar, com solicitação de correção imediata do teor de cloro e indicações de retorno em 24 horas para nova inspeção. Todos os locais visitados recebem um selo de acompanhamento afixado em local visível.

SAÚDE DO TRABALHADOR

O Centro de Referência em Saúde do Trabalhador de Salvador (CEREST) realizou inspeção em 7 blocos, no Campo Grande e Barra, no segundo dia oficial de festa. No total, 3.615 cordeiros foram observados, dos quais, apenas 5 estavam sem equipamentos de proteção individual e atuavam em trios independentes. O CEREST também executou a investigação epidemiológica de 24 casos de trabalhadores atendidos nos módulos assistenciais dos circuitos, sem constatação de casos com gravidade.

PREVENÇÃO DE DOENÇAS

Já a vigilância epidemiológica (VIEP) realiza busca ativa, monitora as situações de exposição e suspeitas diagnósticas, nos módulos assistenciais e unidades de retaguarda. Identificaram-se algumas agressões por cães e prognóstico de arboviroses. Houve aplicação de 43 doses de imunobiológicos, com destaque para profilaxia do tétano