A Secretaria Municipal da Saúde (SMS), por meio do Grupo de Trabalho (GT) Saúde da População Negra, do Distrito Sanitário de Itapuã, promove o evento: “Interseccionalidade entre Candomblé, Cultura e Saúde”, nesta sexta-feira (26), das 8 às 12h, no Terreiro Guerebetã Gumé Sogboadan, localizado na rua Bahia, nº 37, em Nova Brasília de Itapuã, próximo a Escola Municipal Lagoa do Abaeté, e Igreja Adventista do 7º Dia.

O público-alvo são profissionais da saúde, da área da assistência social da região – CRAS e CREAs, estudantes, e demais interessados na temática. Participam como palestrantes, o sacerdote Doté Saulo de Sakpatá; a ativista Ubiraci Matildes – coordenadora de políticas de equidade da Sesab; e Gleide Davis – co – vereadora de Salvador e ativista.

A iniciativa visa proporcionar informações e aprendizados sobre a interseccionalidade entre Candomblé, Cultura e Saúde, proporcionando reflexões sobre a atuação dos profissionais de saúde na perspectiva do cuidado centrado na população preta de terreiro, visando, ainda, à melhoria da qualidade de atendimento e à redução das desigualdades étnico-raciais, alinhando-se aos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS), da Política Nacional Integral da População Negra (PNSIPN) e do Programa de Combate ao racismo Institucional (PCRI).

Conforme a vice-prefeita e titular da SMS, Ana Paula Matos, “esse evento e é mais uma iniciativa da SMS para o fortalecimento do SUS, visando uma saúde livre da discriminação e do racismo, unindo educação, informação, e participação social”.