A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), participa do 13º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, promovido pela Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO), no Centro de Convenções da capital baiana, localizado na Boca do Rio, no período de 19 a 24 de novembro de 2022.

“Saúde é democracia: diversidade, equidade e justiça social” é o tema do evento deste ano, que contará com as participações de profissionais, diretores e técnicos da SMS. O Secretário Municipal da Saúde, Decio Martins, marcará presença no domingo, (20), às 18hs. “Mobilizamos diversos setores da pasta para contribuir com esse grande e histórico encontro na nossa cidade, temos muito a partilhar e a aprender com tantos profissionais, acadêmicos e lideres com expertise nas mais diversas questões que envolvem a saúde coletiva e o SUS”, destacou.

A SMS irá apresentar trabalhos nas modalidades de Comunicação Coordenada e Apresentação Curta Assíncrona. Um exemplo são os trabalhos “Politicas de Saúde para a infância e adolescência: a experiência da SMS Salvador – BA na construção do Plano Municipal para Infância e Adolescência (PMSIA 2022-2030)”; e “Reflexões sobre o processo de elaboração dos planos de saúde: a experiência da Secretaria Municipal de Saúde de Salvador/BA”, de autoria da coordenação e técnicos da Diretoria de Planejamento Estratégico da Gestão (DEPG).
Programação

O Instituto de Saúde Coletiva/UFBA irá sediar o trabalho da Comissão Organizadora Local, composta por membros da Diretoria da ABRASCO, além de representantes dos mais diferentes setores da sociedade Baiana, incluindo a Secretaria Municipal de Saúde de Salvador, COSEMS, Conselho Estadual de Saúde, Universidades Federais e Estaduais da Bahia, e Fiocruz/BA.

Os debates e ações do Congresso visam estimular reflexões e propostas que possam ser incorporadas à agenda da Saúde, da Educação e da Ciência e Tecnologia dos próximos governos, seja Federal ou Estaduais, de modo a contribuir para a reconstrução e redirecionamento das políticas públicas relevantes e estratégicas para o Brasil.
A programação completa do 13º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva pode ser conferida no endereço: https://saudecoletiva.org.br/programacao/index_grade.php.