Postos: As Unidades Básicas de Saúde e as Unidades de Saúde da Família ficam fechadas no período de 20 a 25 de fevereiro. Já as 9 unidades de Pronto Atendimento de Urgência e Emergência 24 horas mantêm sem alteração o atendimento à população.

SAMU: Por também se tratar de um serviço de atendimento de urgência e emergência, o SAMU irá funcionar normalmente através do telefone 192. Além disso, irá montar nos circuitos do carnaval 14 Unidades Móveis de atendimento, com capacidade para atender até 12 pacientes ao mesmo tempo. Essas unidades estão em condições de funcionar como mini-hospitais, garantindo o primeiro atendimento médico ao folião. Os 14 Postos Especiais irão oferecer 9.766 plantões médicos das 19 horas do dia 19 de fevereiro (quinta-feira) até as 20 horas da Quarta-feira de Cinzas.

CEO: As cinco Unidades de Especialidades Odontológicas do município ficarão fechadas durante o carnaval. A população poderá recorrer as duas UAOs – Unidades de Atendimento Odontológico 24 horas, localizadas no Dique do Tororó e na Liberdade. Além disso, as equipes de Saúde Bucal serão reforçadas nos Postos de Saúde Edson Barbosa (Pernambués), Helio Machado (Itapuã), ambos 24 horas, e Adroaldo Albergaria (Periperi), das 08 às 17 horas.

VIGILÂNCIA SANITÁRIA: De 05 a 19 de fevereiro, no período que antecede o carnaval, a Visa estará no Parque de Exposição vistoriando os trios elétricos e carros de apoio, adequando-os às normas higiênico-sanitárias. São conferidos a estrutura do serviço médico e equipamentos, a exemplo de sanitários, lanchonete, tanque de água e cloacas. Durante o carnaval o mesmo trabalho é realizado nas ruas. Há ainda nos circuitos da festa a fiscalização e inspeção do comercio de alimento formal e informal. Os vendedores serão orientados sobre prevenção de doenças transmissíveis através de bebidas e alimentos. Haverá inspeções ainda em drogarias, hospedarias, motéis, camarotes e unidades de saúde. As empresas que fornecem produtos para serem comercializados no carnaval (padarias, restaurantes, etc) também serão fiscalizadas, assim como produtos que fazem efeito fumaça e os dejetos de resíduos dos carros de apoio e trios (fezes e urinas). A mesma ação é desenvolvida no carnaval realizado nos bairros de Pau da Lima, Cajazeiras, Periperi e Itapuã. Ao todo a VISA irá montar 10 praticáveis e 12 estandes onde desenvolverá ações de prevenção junto com a Coordenadoria de DST/ Aids.

VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA: Durante o carnaval a VIEP irá monitorar os postos de saúde dos circuitos da folia, com atendimento em vacinação contra a raiva humana, tétano e febre amarela; irá investigar e controlar em tempo hábil os casos de doenças infecto-contagiosas (meningites, cólera, sarampo, dengue) e promoverá ações educativas visando a redução de agravos neste período. Além disso, a VIEP será responsável por acondicionar, distribuir e controlar os imunobiológicos que são oferecidos à população durante o carnaval.

CENTRO DE CONTROLE DE ZOONOSES: O CCZ intensifica suas atividades no período que antecede o carnaval, controlando focos e vetores de insetos transmissores de doenças. Durante a festa, equipes do órgão estarão nas ruas realizando inspeções e ações educativas no que se refere a dengue, leptospirose, raiva e agressão animal. Em caso de notificação de alguma destas doenças serão feitos bloqueios na área e realizados os procedimentos de combate ao agravo.

VIGILÂNCIA AMBIENTAL: A VISAMB irá realizar o biomonitoramento da qualidade do ar nos circuitos da folia e vigilância da qualidade da água, além de orientar a população sobre os temas.

DST/AIDS: A Coordenadoria de DST/Aids irá distribuir preservativos e material educativo em diversos pontos da cidade com grande fluxo de pessoas, como nas estações de transbordo, ferry-boat e aeroporto. Além disso, haverá distribuição durante os circuitos da folia e nos bairros onde também terá carnaval.

ÁLCOOL: A SMS instalará uma Unidade de Recuperação de Pacientes com Intoxicação Alcoólica no 5º Centro de Saúde, no Vale dos Barris. Para essa unidade serão transferidos os pacientes atendidos nos postos médicos dos circuitos da folia e cujo diagnóstico indique apenas intoxicação alcoólica. Na Unidade eles ficarão em observação.

OUVIDORIA: A Ouvidoria da Saúde irá recolher durante todo o carnaval sugestões, denúncias e reclamações nos postos de saúde instalados nos circuitos. As mesmas serão encaminhadas para os setores responsáveis para que possam tomar as providências necessárias visando à melhoria do serviço prestado pela SMS. Além disso, uma equipe estará realizando atendimento através dos telefones 3186 1100, 3186 1092 e 3186 1097, das 09 às 17 horas.

CENTRO DE REFERÊNCIA EM SAÚDE DO TRABALHADOR: As ações do CEREST buscam garantir aos cordeiros dos blocos condições de trabalho que não comprometam o estado de saúde da categoria. Antes da festa serão feitas ações educativas junto aos trabalhadores sobre a necessidade do uso dos EPI´s (equipamentos de proteção individual) e os cuidados com a saúde. Eles também serão orientados sobre a importância de uma conduta de não violência no desempenho das funções. Durante o carnaval serão distribuídas para a categoria bandanas informando sobre os cuidados e direitos com a saúde dos cordeiros, e preservativos. Além disso, alguns aspectos serão observados pelo CEREST, como:

1. A distribuição pelos blocos dos equipamentos de EPI’s: luvas, protetor auricular, protetor solar, colete ou camisa, e o uso de calçado fechado;

2. Uso do EPI´s pelos cordeiros;

3. Distribuição da água mineral e lanche aos cordeiros. Serão observadas também a temperatura da água e a qualidade da comida servida;

4. Tipo de colete e/ou camisa utilizada durante o trabalho. O objetivo é verificar se o material utilizado traz algum incômodo ou transtorno;

5. Presença de idosos, gestantes e menores de idade (18 anos) exercendo atividade de cordeiro;

6. Condições e/ou condutas que possam comprometer a saúde dos cordeiros, a exemplo da distribuição e ou ingestão de bebidas alcoólicas e drogas;

7. Emissão de fumaça na lateral do trio (por causa da liberação de monóxido de carbono);

8. Uso inapropriado da mão de obra dos cordeiros para manuseio/descarga das catracas dos banheiros dos trios e carros de apoio.

GRUPO DE TRABALHO SAÚDE DA POPULAÇÃO NEGRA: O Grupo monitora as informações sobre violência e racismo durante o Carnaval, através do Observatório da Violência. Além disso, aplica uma pesquisa com os foliões e profissionais de saúde sobre o tema, a qualidade do atendimento da Saúde durante a folia e o racismo institucional.