Os Distritos Sanitários disponibilizarão atendimento em às mulheres, em pelo menos 20% de suas Unidades

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS), tem reforçado durante todo o mês de outubro, as atividades para intensificação da prevenção dos cânceres em mulheres. Nas Unidades básicas de Saúde estão sendo ofertados diversos tipos de exames e consultas em saúde sexual e reprodutiva, testagens, exames clínicos de mama, dentre outros, alusivos ao Outubro Rosa. Além disso, oficinas temáticas e rodas de conversas estão na programação de pelo menos 20% das Unidades de saúde da capital baiana.

“Existem as unidades básicas de Saúde que é a nível da prevenção e encaminhamento para os exames, onde as mulheres serão avaliadas por profissionais médicos, enfermeiros e serão solicitados os exames de rastreio de mamografia, ultrassom transvaginal e mamária, ou a própria realização do preventivo que se dá nas Unidades Básica de Saúde. Caso precisem de exames especializados dispomos dos Multicentros, que é a nível da atenção secundária e o Hospital Municipal que vai realizar os exames, em parceria com a Secretaria da Saúde”, reforça Abdon Brito, Coordenador da Atenção Primária à Saúde.

Na Unidade de Saúde da Família de Itapuã foram realizadas, na última sexta-feira (7), oficinas com o tema “ Saúde intima, conhecer para cuidar”, que contou com a professora de pompoarismo e escritora Jecilene Moraes, junto com a fisioterapeuta pélvica Flávia Rodrigues, para abordar o assunto da uroginecologia de forma fácil, acessível e prática, chamando atenção ao autoconhecimento e autocuidado. “

“Além disso, durante todo o mês incrementamos os atendimentos às mulheres, aumentando o número de preventivos e encaminhamentos para mamografias, realização de testes rápidos e consultas em geral. O ponto alto do mês será no dia 15, o Sábado Rosa, onde faremos diversas atividades em prol das mulheres, sempre ressaltando a prevenção do câncer de colo de útero e mamas seguindo a temática em voga do mês”, declara Ivone Reis, gerente da Unidade.

O secretário de Saúde, Decio Martins destaca que além das consultas e exames voltados aos cuidados, a programação contará com atividades educativas, Rodas de Conversas, palestras sobre nutrição, odontologia para todas as mulheres e específicas para as idosas. “Nossa preocupação é incentivar aos cuidados, a conscientização e atender um número máximo de mulheres durante esta campanha do outubro Rosa e seguir ofertando serviços durante todo o ano para a manutenção da saúde das mesmas”, declara.

Confira aqui a programação completa do Outubro Rosa, realizada pela SMS.