Encontro promove integração entre os profissionais de Saúde e Educação visando discutir as ações pactuadas para esse biênio no PSE

Com o objetivo de promover a integração entre os profissionais de Saúde e Educação que atuam no âmbito do Programa Saúde na Escola (PSE), além de debater ações pactuadas no atual biênio, as Secretarias Municipais da Saúde (SMS) e da Educação (SMED) realizam em 22, 25 e 26 de agosto, um workshop integrativo, no auditório da Organização de Auxílio Fraterno (OAF), situada na Rua do Queimado, 17 – Liberdade.

Dentre as ações priorizadas pelo PSE, a atualização da situação vacinal dos escolares está sendo amplamente discutida pelas pastas, considerando a importância de atualização da caderneta de vacinação. Essa ação quando direcionada ao público escolar se reverte na apresentação obrigatória do Certificado de Vacinação no ato da matrícula, para compor a pasta individual do estudante da Rede Municipal de Ensino do Salvador, conforme Portaria Municipal Intersetorial N° 200/2020.

Centenas de profissionais da SMS e SEMED estão participando do workshop, que conta com a apresentação de dados, informações, ações e debates das estratégias de trabalho. De acordo com Andrea Salvador, Diretora de Vigilância à Saúde da SMS, o encontro é uma importante ferramenta de compartilhamento de experiências intersetoriais do município, que permanece unido em prol do cuidado com a saúde das crianças soteropolitanas, especialmente as que frequentas as escolas municipais. “Precisamos que a comunidade escolar, ou seja, pais, trabalhadores da educação e alunos, compreendam a importância do programa de saúde na escola, nesse sentido, o workshop promove o intercâmbio de experiências que proporciona identificar o que tem surtido resultados positivos, e o que podemos melhorar”, destaca.