banner-adolescente

Apresentação

Campo Temático Saúde de Adolescente e Jovem está inserido na Coordenadoria de Atenção Primária à Saúde (APS) / Diretoria de Atenção à Saúde (DAS). Atua nos doze Distritos Sanitários do Município de Salvador, tendo um técnico de referência em cada distrito. Público Alvo: adolescentes na faixa etária de 10 a 19 anos e jovens de 20 a 29.

Informativos/Documentações

As ações são respaldadas pela Política Diretrizes Nacionais para a Atenção Integral à Saúde de Adolescentes e Jovens na promoção, proteção e recuperação da saúde; Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), Política Nacional de Atenção Integral à Saúde de Adolescentes em conflito com a Lei, em regime de internação provisória; Estatuto da Juventude.

Uma das ações prioritárias é a implementação da Caderneta do (a) Adolescente na Rede de Atenção Primária à Saúde do município de Salvador, instrumento que visa a auxiliar o adolescente sobre os seus direitos, desenvolvimento físico e cuidados com a saúde.

As atividades são realizadas objetivando à promoção da saúde e prevenção dos agravos, através de oficinas temáticas abordando temas do cotidiano dos adolescentes e jovens soteropolitanos. Assim, busca-se o empoderamento dessa população para a melhoria da qualidade de vida e a ampliação do acesso aos serviços de saúde.

Semana de Adolescente

A Semana de Adolescente vem sendo realizada anualmente, desde o ano de 2003, visando contribuir para a promoção do desenvolvimento integral de adolescentes e jovens através do desenvolvimento de atividades educativas e lúdicas, abordando temas relevantes ao seu universo.

Sendo a adolescência marcada por mudanças a nível biológico, cognitivo, emocional e social e que originam desafios, transições, conflitos e necessidades específicas, tornou-se relevante pensar a Semana do Adolescente como uma oportunidade não apenas de comemorar, mas de ampliar o debate e a construção de estratégias para o alcance de melhores condições de vida e de saúde dessa população.

Nesse contexto, seja de ampliação, sensibilização, articulação e organização dos setores envolvidos com a adolescência, é que evoluiu com o passar dos anos a organização desse evento. A partir de 2007, ampliaram-se as parcerias, outras metodologias foram inseridas e os adolescentes e jovens passaram de expectadores a protagonista nesse processo de construção.

A Secretaria Municipal da Saúde de Salvador através do Campo Temático de Saúde de Adolescentes e Jovens dos Distritos Sanitários vem desenvolvendo a Semana de Adolescentes em parceria com o SMED (Secretaria Municipal da Educação) SEMPS (Secretaria de Promoção Social Esporte e Combate a Pobreza), SEMUR (Secretaria Municipal da Reparação), Casa Civil, TRANSALVADOR, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), UNICEF (Fundo das Nações Unidas a Infância), UNFPA (Fundo de População das Nações Unidas), Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, SESAB (Secretaria Estadual da Saúde), e Membros da Sociedade Civil.

Projetos

Projeto Cidadão Aprendiz – Implementar programa de aprendizagem profissional para adolescentes com faixa etária de 14 a 18 anos em situação de vulnerabilidade socioeconômica ou em situação de acolhimento institucional, bem como para adolescentes e jovens com faixa etária entre 14 e 21 anos que estejam cumprindo ou que já cumpriram medida socioeducativa, além de seus familiares, interessados em serem contratados como aprendizes.

Projeto Sinaleira – Prevenção e erradicação das piores formas de exploração de trabalho infantil e de adolescente com faixa etária de 7 a 18 anos em situação de vunerabilidade social e vitimas das piores formas de exploração de trabalho, e/ou captados pelo tráfico de drogas e pela exploração sexual do Município de Salvador.

Plano Operativo Municipal Socioeducativo em Meio Aberto e Meio Fechado: Atendimento integral à saúde dos adolescentes em situação de acolhimento institucional em cumprimento de medida socioeducativa.

O Conselho

Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) – Órgão normativo, deliberativo e controlador da política de atendimento dos direitos da criança e do adolescente e das ações governamentais e não governamentais.

Comitê de Enfretamento da Violência Sexual contra Criança e Adolescente: Monitorar e avaliar as ações que visam à garantia dos direitos das crianças e adolescentes em situação de violência sexual no Estado da Bahia.

Eventos

Além das ações desenvolvidas pelos Distritos, a Secretaria Municipal da Saúde, através do Campo Temático Saúde de Adolescente e Jovem, estabelece parcerias com instituições do âmbito municipal, estadual, federal, através de projetos que possam fortalecer as redes de atenção ao adolescente e jovem, capacitando profissionais para atendimento integral desses adolescentes.

Os principais eixos temáticos com o público alvo são: direitos sexuais e direitos reprodutivos (incluindo métodos contraceptivos), saúde bucal, alimentação saudável, projeto de vida, gravidez na adolescência, uso de álcool e outras drogas, violência e outros temas que envolvem o mundo dos adolescentes e jovens.

Serviços

Promover o acesso as políticas públicas, adequação dos serviços de saúde às necessidades específicas de adolescentes e jovens através das Unidades de Saúde com Famílias e Unidades de Saúde Sem Famílias em Horário de Funcionamento das 08h00 ás 17h00.

Links

Contato

Campo Temático Saúde de Adolescentes e Jovens
Rua da Grécia, n°3 A Ed. Caramuru – Comércio CEP: 40010-010
Telefone: (71) 3186-1058
E-mail: atsaudeadolescente.sms@gmail.com