Dando continuidade ao combate do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikugunya, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) através do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) realiza ações especiais contra o vetor neste sábado (03) em diversos bairros de Salvador.

As mobilizações com bloqueio de transmissão espacial do mosquito com aplicação de inseticida a Ultra Baixo Volume contarão com equipe de 12 Agentes de Combate às Endemias (ACEs). As ações acontecerão das 08h às 12h, nos bairros de São Cristóvão, Mussurunga, Boca do Rio, Imbuí, Periperi e bairro da Paz com o intuito diminuir o ciclo de transmissão em localidades onde houveram casos confirmados para as arboviroses na capital baiana.

A secretária da Saúde e vice-prefeita de Salvador, Ana Paula Matos, destaca a importância da interação entre o CCZ e a população. “Para termos uma cidade mais segura, com menor incidência de casos, a população pode auxiliar evitando deixar recipientes destampados que possam gerar acúmulo de água, pois são responsáveis por 90% dos potenciais criadouros do mosquito. E, em casos de presenciar focos, o soteropolitano pode ligar no 156 e acionar uma inspeção do CCZ”, reforça.

De acordo com Isolina Miguez, coordenadora do CCZ, esta ação especial é fundamental para intensificar prevenção e controle das Zoonoses na cidade, além das mobilizações diárias feitas pelos agentes nas diversas localidades. “Nestas inspeções para controle vetorial, além da aplicação de inseticida, são realizadas orientações para que cada cidadão esteja ciente de procedimentos para evitar a proliferação do mosquito na comunidade em que vive. É sempre importante ressaltar o papel fundamental que cada cidadão tem para manter suas casas e comunidades livres de focos do Aedes, a partir de medidas simples que devem fazer parte da rotina de cuidado com suas residências”, declara.