A vice-prefeita e secretária da saúde de Salvador, Ana Paula Matos, participou do evento “Prioridades para um SUS mais resiliente”, promovido pelo Banco Mundial, em Brasília, nesta quarta-feira (24).

O encontro teve como objetivo proporcionar um espaço para diálogo com instituições brasileiras parceiras sobre ações de saúde adotadas. Foram discutidos aprendizados, experiências e boas-práticas durante a pandemia de Covid-19. Durante a programação também foi lançado o relatório “O Panorama da Saúde: América Latina e Caribe 2023”, preparado conjuntamente pelo Banco Mundial e pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

A Secretaria Municipal da Saúde da capital baiana foi um dos temas do painel “Resposta e Recuperação pós-pandemia: Prioridades para reconstrução considerando os princípios dos SUS”, com a temática “A resposta do município à pandemia e as prioridades para reconstrução do setor da saúde”.

Ana Paula Matos reforça a importância do evento para troca de experiências e destaca a participação do município.

“Este é um espaço importante para apresentarmos as ações realizadas pelo município e para dialogar com outras secretarias, com a FIOCRUZ. É muito relevante visando o aprendizado e a troca de experiências sobre boas estratégias de saúde para o cuidado da população”, comenta.

Também estiveram presentes o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS), Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS), Fundação Oswaldo Cruz e setores do Ministério da Saúde focados em Atenção Primária e Emergências em Saúde Pública.

Reunião com a OPAS

A titular da SMS também se reuniu com a médica Socorro Gross, representante da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), no Brasil. A OPAs é vinculada a OMS e atua como uma agência internacional especializada em saúde pública das Américas.
Na ocasião, foram discutidos projetos em parceria para melhorar os serviços de saúde na capital baiana, além de temas como saúde digital, mortalidade infantil e atendimento a população vulnerável.

Conforme Ana Paula, a Organização se mostrou disposta a contribuir com Salvador
e já disponibilizou uma equipe para começar as conversações com a SMS. Outra reunião já foi marcada para iniciar a parceria. Também estiveram presentes, as assessoras da SMS, Zaida Melo e Rosa Fernandes.