Nesta terça-feira (24), as baianas de acarajé e os (as) comerciantes de mingau que irão atuar no Carnaval e festas pré-momesca de Salvador estão convidados a participar de um curso gratuito de qualificação em segurança alimentar, promovido pela Secretaria Municipal de Saúde, através da Diretoria de Vigilância da Saúde (DVIS), Vigilância Sanitária (VISA), Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST) e Vigilância em Saúde Ambiental (VISAMB).

O treinamento tem como finalidade qualificar o comércio informal que atuará no Carnaval de Salvador, e acontece no auditório da Faculdade Dom Pedro II, localizada na Av. Estados Unidos, nº 20, Comércio. Ao todo são disponibilizadas 200 vagas, sendo uma turma pela manhã, às 09h, e outra às 14h. Ainda restam vagas, cujos links para inscrição estão disponíveis aqui: https://forms.gle/opjmdZsxob5BEEv78; https://forms.gle/kLNuXa9NH3zsc7YB6.

Conforme Ana Paula Matos, vice- prefeita e secretária municipal da Saúde, a Visa tem se apresentado como um órgão parceiro dos comerciantes, trabalhando de forma educativa e preventiva com objetivo de tornar mais segura a comercialização e o consumo dos mais diversos produtos durante todo o ano, além de promover ações como essas, voltadas especialmente ao carnaval, quando a comercialização e consumo de vários produtos se multiplicam.

“Essa é mais uma medida educativa por meio de parceria da SMS com a sociedade, que em muito contribui para melhor qualificação dos trabalhadores, e, por conseguinte, na melhoria dos serviços de alimentação durante o carnaval e festas populares que antecedem a folia, minimizando, assim, os riscos à saúde dos consumidores que aproveitarão de forma mais segura as festividades de uma das maiores festas populares do mundo”, explica.

Dentre os temas abordados no conteúdo pedagógico do curso: a atuação da Vigilância Sanitária – especificamente o papel da Visa enquanto órgão educativo e fiscalizador, com fins de colaborar com esse segmento, com melhor qualificação dos serviços ofertados à população; boas práticas manipulação alimentos, os cuidados na escolha correta dos alimentos, preparo, transporte e comercialização e armazenamento dos alimentos ofertados; e Saúde do trabalhador – como evitar danos à saúde trabalhador no período do carnaval.

O treinamento para as(os) baianas(os) de acarajé e comerciantes de mingau terá como facilitadores Islen Silva – terapeuta ocupacional do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST), e especialista em Saúde Ambiental pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); Gilmara Sodré – Nutricionista e Subcoordenadora da Visa, Especialista em Inspeção e Segurança dos Alimentos pela Ufba e Especialista em Gestão de Vigilância Sanitária pelo Sírio Libanês; Gilane Miranda – Bióloga, Fiscal de Controle Sanitário, Mestra em Ecologia e Biomonitoramento pela Ufba. Além de Carolina Lima – Nutricionista, Fiscal de Controle Sanitário e Chefa do Setor de Produtos e Estabelecimentos de Interesse à Saúde.

O curso é gratuito e os participantes receberão certificado.