O secretário municipal da Saúde, Leo Prates, assina às 9h desta quarta-feira (18), contrato com uma empresa prestadora de serviços veterinários para resgate de animais de médio e grande porte vivos, soltos e/ou abandonados em vias públicas no município de Salvador, como equídeos (cavalo, mula, jegue, burro), bovídeos (boi), suínos (porco), caprinos (cabra) e ovinos (ovelha). A mesma empresa ainda se responsabilizará pela guarda, manejo sanitário, acompanhamento veterinário e alimentação dos animais recolhidos. O ato será realizado na sede da pasta, no Comércio.

A contratada funcionará em regime de plantão 24h, com profissionais para atendimento dessas ocorrências, estrutura física para recolher e acolher esses animais, bem como atender as necessidades dos mesmos como alimentação e demais cuidados referentes ao bem estar do animal.

“O Município de Salvador vem enfrentando um problema constante que tem se agravado, que a criação irregular de animais de médio e grande porte. Muitos transitam livremente pelas vias em busca de alimentos o que pode ocasionar acidentes graves, muitas vezes com vítimas fatais tanto humanas como dos próprios animais”, afirma Leo Prates ao justificar a iniciativa.

O monitoramento das atividades ficará a cargo da Diretoria de Proteção Animal, recentemente incorporada à Secretaria de Saúde.