Para garantir um primeiro socorro eficiente em casos de vítimas de paradas cardíacas ou arritmia severa nas repartições públicas vinculadas à Prefeitura de Salvador que realizam o atendimento ao público da capital, a Secretaria Municipal da Saúde, conjuntamente com o Escritório de Governança, promoverá uma série de treinamentos do Projeto Viva Coração.

A capacitação terá início no mês de janeiro e os servidores da SEMPRE – Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza serão os primeiros a passarem pela atualização.

Coordenado pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU 192, o programa visa treinar os colaboradores desses espaços para o manuseio do desfibrilador externo automático (DEA), aparelho utilizado para reanimação cardíaca. Durante o treinamento é apresentado ainda um conjunto de ações que devem ser realizadas, com o objetivo de manter as funções vitais da vítima, em especial para sustentar a oxigenação e perfusão de órgãos vitais.

Atualmente, cerca de 160 locais já contam com o equipamento na capital baiana entre ambulâncias do SAMU, repartições públicas, estações de transbordo e postos de saúde.