De acordo com Decio Martins, titular da SMS, a pasta preparou uma programação histórica para a campanha deste ano

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS), através da Coordenadoria de Atenção Primária à Saúde, anuncia a programação oficial preliminar da Campanha Outubro Rosa deste ano. Além de rodas de conversas e palestras sobre o tema, haverá intensificação da prevenção dos cânceres de mama e colo nas UBS com e sem Saúde da Família; atendimentos aos sábados, oferta de centenas de exames; caminhadas de sensibilização para o tema; webinários, e etc.

De acordo com Decio Martins, Secretário Municipal da Saúde, a pasta preparou uma programação histórica em parceria com outras secretarias, com o objetivo de ampliar e fortalecer ainda mais a campanha este ano. “As soteropolitanas terão um robusto leque de serviços preventivos e de acompanhamento, que visam sobretudo a conscientização de toda a população quanto a importância do cuidado para com a saúde das mulheres”, considera.

Conforme Abdon Brito, Coordenador da Atenção Primária à Saúde, as experiências com as campanhas anteriores contribuem para que esta edição possa beneficiar ainda mais soteropolitanas, com diversos serviços. “A cada ano as experiências com o Outubro Rosa nos ensina, possibilitando a avaliação das ações e práticas positivas, bem como daquelas que podem ser melhoradas e ampliadas. Com isso, para essa edição, conseguimos fortalecer ainda mais a campanha, a partir de uma avaliação minuciosa das campanhas anteriores, e da união de diversos setores da SMS e externos”, afirma.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO:

A abertura Oficial ocorre no dia 07 de outubro, às 09h00, no auditório da UNIFACS, no Shopping Salvador, onde haverá uma mesa com as participações do Secretário da SMS, Decio Martins, e da Secretária de Política para Mulheres Infância e Juventude, Fernanda Lordêlo, com o tema: “Rastreio Organizado dos cânceres de mama e colo”.

AÇÃO 01 – Intensificação da prevenção dos canceres de mama e colo nas UBS com e sem Saúde da Família. Durante o mês ocorrerão atividades para intensificação da prevenção dos cânceres como educação em saúde, consultas e exames em saúde sexual e reprodutiva, testagens, exame clinico das mamas, encaminhamento para MMG e marcação de exames e consultas na Atenção Especializada, nos multicentros de saúde.

Os Distritos Sanitários disponibilizarão atendimento em 02 sábados às mulheres, em pelo menos 20% de suas Unidades (preventivo e encaminhamento para mamografia, saúde bucal, educação em saúde, testagem rápidas, dispensação de preservativos). Datas: 15 e 22 de Outubro de 2022.

AÇÃO 02 – Outubro Rosa nos Multicentros e Hospital Município Salvador: Serão ofertadas exames de mamas, e transvaginais durante o mês de outubro no Hospital Municipal de Salvador (HMS). Nos multicentros serão disponibilizadas consultas com especialistas: ginecologia, cardiologia, endocrinologia, mastologista durante a 2ª quinzena de outubro 2022 e a 1ª quinzena de novembro de 2022. Ainda nos multicentros, serão ofertados de USG Transvaginal, mamário, pélvico, além de dversos exames e consultas, durante a 2ª quinzena de outubro 2022 e a 1ª quinzena de novembro de 2022.

AÇÃO 03 – Outubro Rosa Itinerante: Roteiro 01 – Brotas USF Candeal Pequeno, com caminhada no dia 14, no turno vespertino, para convite e sensibilização da ação do dia 15; Roteiro 02- Distrito Sanitário Centro Histórico/ UBS Barbalho.
Em 27/10 acontece a festa da família na Escola Terezinha Vaz (manhã e tarde). Na UBS Santo Antônio em 13 e 27 de outubro; e UBS Pelourinho em 14/10, no Mercado São Miguel. Roteiro 03- Distrito Sanitário Cabula Beiru UBS Mata Escura.
Em parceria com Instituto alimentando vida: haverá palestra com mulheres, ação de saúde com aferição de pressão e testes rápidos no dia 14/10, na UBS Rodrigo Argôlo.
Atividade externa, com o Grupo Viver Melhor, em 18/10, no turno Matutino, no CSU de Narandiba, em parceria com a Faculdade de Enfermagem da UNEB.

AÇÃO 04 – Intensificação da prevenção dos cânceres de mama e colo em mulheres em situação de violência, através de parceria entre a SMS e SPMJ, iniciando no Centro de Atendimento à Mulher Soteropolitana Irmã Dulce (CAMSID), em 25/10, no turno matutino, com a participação da Equipe da UBS Virgílio de Carvalho (DS Itapagipe), que farão Palestras com Nutricionista e disponibilização de vagas para atendimento na unidade; Saúde Bucal: palestra e aplicação de flúor; Exame clínico das mamas; Encaminhamento para consulta de enfermagem; Encaminhamento para mamografia.

AÇÃO 05 – Visibilidade para a prevenção dos cânceres de mama e colo, com a Iluminação dos pontos históricos e turísticos com as cores da Campanha Outubro Rosa (Elevador Lacerda, Fontes de água), além da plotagem dos carros da SMS com material de divulgação da campanha.

AÇÃO 06 – Webinário acerca da Organização do rastreio do câncer de colo de útero para a qualificação da coleta e seguimento, com o tema: Dialogando sobre a organização rastreio do câncer de colo de útero em Salvador, para além da oferta de Papanicolau, com palestra de Cris Gomes/DRCA; além de Sandra Marques e Virginia Perrucho, representantes do Campo Temático Saúde da Mulher, em 10/10, às 14h30.

AÇÃO 07 – Sessão Temática para prevenção de câncer de colo e mama Da população trans, com o objetivo de qualificar ginecologistas da rede municipal na abordagem à população trans Data: semana de 17 a 21 de outubro. O público-alvo são Ginecologistas dos serviços municipais de saúde de Salvador. E a facilitadora será Patrícia Maria Almeida Silva, Ginecologista Ambulatorial população Trans, do Centro Estadual Especializado em Diagnóstico, Assistência e Pesquisa (CEDAP), local e modalidade a definir.

AÇÃO 08 – Agenda protegida de exames para mulheres cis lésbicas e bissexuais, com o objetivo de ampliar o acesso de mulheres cis lésbicas e bissexuais aos serviços de saúde. O público-alvo serão 35 mulheres cis lésbicas e bissexuais atendidas na ação de Visibilidade Lésbica em agosto de 2022, ação por meio de parceria entre a SMS e a SEMUR, no multicentro de Saúde Liberdade, data a definir. Quantidade de procedimentos necessários: USG Mamária: 23; USG Transvaginal: 27; USG Pélvica: 05; USG ABD Total: 06; ECG: 02 Mamografia; 08 USG Vias urinárias; 01 USG Tireoide com Doppler: 07.

AÇÃO 09 – Em parceria com a SPMJ, e Coletivo Outubro Rosa, o espaço COR, no Salvador Norte Shopping, recebe em 18/10 e 22/10, a Unidade Móvel para realização de Mamografias, através de profissionais do Distrito Sanitário Itapuã. De 24/10 a 29/10, no Salvador Shopping, o Distrito Sanitário Barra/Rio Vermelho promove ações de saúde a serem executadas em ambos espaços Sala de espera, oficina interativas, testagem, antropometria

Ação 10 – Sala Rosa no Shopping Center Lapa, de 17 a 21/10/2022 oferta testagens, antopometria, aferição de sinais vitais, orientação e educação em saúde.

Haverá, ainda, ações do Outubro Rosa para Mulheres em Situação de Rua. As informações relacionadas serão divulgadas oportunamente.