O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) segue no combate ao mosquito Aedes aegypti, buscando evitar o aumento no número de casos de dengue, zika e chikungunya em Salvador. As ações promovidas pelo órgão são conhecidas como Quinta Especial e Sexta Especial, onde os focos de combate são localidades com alto número de denúncias através da central 156.

Na última quinta (06), o foco foi no bairro de São Caetano. Na sexta, a ação ocorreu em Itacaranha, no Subúrbio Ferroviário. Os mutirões ocorrem em parceria com a Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb). Os agentes de endemia fazem aplicação de inseticida, borrifação ultra baixo volume (UBV Costal), além de ações educativas com a população.

Os mutirões já apresentam resultados. No mês de julho, foi estimada uma redução de 55% no número de notificações. A subgerente de Arboviroses do CCZ, Isolina Miguez, explica as ações realizadas. “Estamos intensificando os mutirões e os bloqueiros, fazendo primeiro o bloqueio focal, com ação educativa, já que não se pode entrar nas casas nesse momento inicial. Também estamos fazendo aplicação espacial do inseticida sempre que é necessário”.

Denúncias – A colaboração dos cidadãos denunciando imóveis em situação de abandono e focos do Aedes aegypti é essencial. Os mutirões são programadas após balanço das denúncias sobre focos nas localidades, através do Fala Salvador, no número 156.

Texto: secom

http://agenciadenoticias.salvador.ba.gov.br/index.php/pt-br/releases-2/geral/13740-salvador-intensifica-combate-ao-aedes-aegypti-com-acoes-especiais