Inicia nesta terça-feira (11), a segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza em Salvador. A partir de agora, a estratégia contemplará os idosos com idade igual ou superior a 60 anos e os professores das redes pública e privada lotados na capital, estima-se que 427 mil pessoas façam parte dessa fase.

Essa nova fase seguirá até o dia 08 de junho, as doses estarão disponíveis para os novos grupos de idosos e professores exclusivamente no drive-thru do Shopping Barra, na Avenida Centenário, além das salas de vacina nos 109 postos de saúde (pontos fixos) da mobilização de segunda à sexta-feira, das 08h às 16h.

Com a inclusão desses públicos alvos, vacinados também contra a Covid-19 em Salvador, é preciso se atentar com o intervalo de 14 dias para a aplicação do imunizante contra a gripe.

A infectologista da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Adielma Nizarala salienta que deve se priorizar a imunização contra a Covid-19. “Nessa segunda fase os idosos e professores devem verificar esse prazo de duas semanas é recomendado para que a vacina consiga gerar resultados, com a produção de anticorpos correspondentes aos efeitos de cada imunizante. O período de 14 dias deve ser observado independentemente de qual vacina foi tomada primeiro. Então, se alguém receber imunizante contra a covid-19, deve aguardar pelo menos duas semanas antes de tomar qualquer outra vacina e vice-versa”, explica.

O objetivo da ação é reduzir complicações, internações e mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus da gripe, além de evitar colapso do serviço de saúde em tempos de pandemia de Covid-19.

“A vacinação é a principal medida preventiva desta enfermidade que apresenta maior incidência nos meses de junho e julho. Por esse motivo é importante a imunização agora para que, no período de pico da doença, as pessoas com maior vulnerabilidade estejam protegidas, e essa baixa procura pela vacina nos preocupa. Em tempos de pandemia do coronavírus, não precisamos de leitos de emergência ocupados por indivíduos com sintomas gripais”, Doiane Lemos, subcoordenadora de Imunização da SMS.

Confira a aqui  lista completa dos postos da vacina contra gripe.

Balanço

Assistidos desde o início da estratégia contra a gripe, as crianças com idade entre seis meses e menores de seis anos, gestantes, puérperas e trabalhadores da saúde, só serão atendidos nos pontos fixos a partir desta terça (11). A Campanha contra a Influenza tem tido uma baixa procura na capital, cerca de 32% dos indivíduos habilitados foram vacinados, a meta é imunizar 90% do público eletivo.

O trabalhador da saúde é o público que menos procura pela vacina contra a gripe em Salvador, apenas 22% dos contemplados buscaram o imunizante. Por outro lado, as puérperas (mulheres até 45 dias após o parto) lideram no ranking dos grupos prioritários com 40% de imunizadas, seguida de crianças entre seis meses e seis anos (39%) e gestantes (32%).

Professores e idosos com 60 anos ou mais

Drive: Shopping Barra, Avenida Centenário

Pontos fixos: 109 salas de vacina dos postos da rede municipal

Crianças com idade entre seis meses e menores de seis anos, gestantes, puérperas e trabalhadores da saúde Pontos Fixos: 109 salas de vacina dos postos da rede municipal