Aos 23 anos, o venezuelano Anthony Ceballos deixou tudo para traz para se mudar para o Brasil. Depois de passar por Roraima e São Paulo, o jovem escolheu o bairro do Lobato, no Subúrbio Ferroviário de Salvador, para construir uma nova vida há oito meses. Com o emprego de frentista num posto de combustível e totalmente adaptado à cidade, Anthony encontrou na Unidade de Saúde da Família Joanes Leste todo o suporte para cuidar da saúde e ter o acolhimento afetivo para superar a distância dos familiares.

“Morei em Roraima e São Paulo mas não fui tão bem tratado num serviço de saúde público como aqui em Salvador. Não só o posto de saúde, mas a cidade é muito acolhedora. Onde moro tenho acesso ao atendimento médico, dentista e medicamentos. É uma realidade muito distante da que tinha na Venezuela. Não pretendo ir embora da Bahia nunca mais”, destacou o jovem venezuelano.

Surpreso com a assistência prestada pela rede municipal da Saúde, Anthony decidiu, em fevereiro desse ano, trazer a avó e a tia da cidade de Valência, na Venezuela, para morar com ele na capital baiana com o intuito de tratar diversos problemas de saúde. Em poucos meses, as irmãs Angela e Ramona Ceballos, 71 anos, já realizaram cirurgia de catarata, exames para revisão de câncer de mama, além de receberem novas próteses dentárias e acompanhamento periódico de prevenção e promoção da integral com a equipe de saúde da família onde são cadastradas.

“Não tenho palavras para explicar o atendimento nesse posto de saúde. Chorei de emoção no primeiro dia que passei pela consulta com a médica. Agora consigo dormir todas as noites. Os remédios e acolhimento me ajudaram bastante nesse processo de reconquistar minha saúde. Com a prótese e a cirurgia de catarata posso enxergar e sorrir melhor”, celebrou Angela.

Atenção básica – Nos últimos seis anos, Salvador foi a capital brasileira que mais avançou na cobertura da Atenção Básica em todo o país. Em janeiro de 2013, quando o Prefeito assumiu a gestão municipal, Salvador ocupava o último lugar em cobertura de atenção básica entre as capitais brasileiras. Hoje, é destaque em todo o país por ser a cidade que mais expandiu o indicador no setor, saltando de 18% para a marca histórica de quase 50% dos soteropolitanos assistidos pela saúde básica.

Esse crescimento só foi possível graças a reorganização da rede através da requalificação das unidades de saúde aliada à contratação de novos profissionais e implementação de serviços. A Prefeitura requalificou/construiu 222 postos de saúde, todos eles entregues à população totalmente equipados, com farmácias abastecidas, novos equipamentos e equipes completas. Também foram convocados cerca de 4 mil novos profissionais. No final de junho, a SMS realizou um Chamamento Público que habilitou cerca de 80 médicos – sendo que 61 já estão em atividade – e outros 150 serão convocados até o final do ano para reforçar o quadro da rede municipal.