Foi dada a largada, nesta terça-feira (19), à vacinação contra o coronavírus em Salvador. E, para manter a população informada sobre a estratégia, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) criou uma plataforma on-line atualizada em tempo real com dados referentes à imunização do público prioritário, inclusive com classificação por sexo, raça e cor.

As informações contidas “vacinômetro” podem ser acessadas através do site vacinacovid. saude. salvador. ba. gov. br. O titular da SMS, Leo Prates, afirmou que a ação pretende dar ainda mais transparência ao trabalho municipal de combate ao vírus.

“Há uma expectativa muito grande da população sobre a vacinação. Por isso, fizemos com que todos pudessem acompanhar a rotina de enfrentamento ao vírus nessa fase de imunização. A partir da inclusão de cada público e avanço da cobertura, o entendimento dos soteropolitanos sobre a estratégia é facilitado”, disse.

Um cronograma será construído diariamente na capital, de acordo com a disponibilidade de vacinas. A expectativa é que diariamente cerca de 5 mil indivíduos sejam imunizados dentro do público-alvo.

Uma equipe formada por 30 vacinadores percorrerá as unidades para imunizar os trabalhadores que fazem parte do público prioritário da estratégia. A partir desta quarta (20), a mobilização terá sempre início às 8h e seguirá até as 18h nos pontos determinados. Não há ainda imunização nos postos de saúde.

A cada nova remessa de vacina encaminhada ao município, a SMS ampliará a imunização dos grupos prioritários. A programação em Salvador segue a recomendação de uma nota técnica emitida pelo Ministério da Saúde.