A Campanha de Vacinação contra a Influenza está chegando na reta final em Salvador. A Secretaria Municipal da Saúde faz um alerta para que a população compareça aos postos de saúde até o dia 31 de maio, das 08 às 16h, para garantir a proteção que está disponível para o público com idade igual ou superior a 06 meses de idade.

Iniciada em março, a estratégia já protegeu mais de 180 mil pessoas na capital baiana, o que representa 25% do público alvo habilitado. A meta, porém, é vacinar 726 mil indivíduos, ou seja, pelo menos 90% do público eletivo. Até o momento, os grupos com maior procura espontânea pela vacina da gripe foram os idosos (30%) e gestantes (26%); por outro lado, a menor busca foi registrada pelo público infantil, as crianças de 6 meses e menores de 6 anos (14%).

A vice-prefeita de Salvador e titular da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Ana Paula Matos, destaca a necessidade do cuidado preventivo. “Nesta época do ano, o aumento dos casos de síndromes respiratórias é muito comum devido à frequente ocorrência de chuvas e baixas temperaturas. Por isso, é recomendável garantir a dose de imunização que é disponibilizada gratuitamente pelo SUS. Nosso objetivo é assegurar a proteção da população de forma eficaz para uma cidade mais saudável e protegida”, afirmou.

Doiane Lemos, coordenadora de Imunização da SMS, afirma que a imunização é a principal ferramenta para reduzir a transmissão viral e os casos de Síndromes Respiratória Aguda (SRAG’s). “A vacinação favorece a defesa do nosso organismo. Ela permite minimizar a carga viral e prevenir o surgimento de complicações decorrentes da doença, além de evitar uma sobrecarga de pacientes sintomáticos nos serviços de saúde“, alerta a coordenadora.
Duas doses para crianças

As crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias) que forem ser vacinadas pela primeira vez contra influenza vão ter o esquema com duas doses. O intervalo é de 30 dias.

Já pequenos que receberam ao menos uma aplicação da vacina contra a gripe em anos anteriores vão receber apenas uma dose.

Grupos prioritários

Mesmo com as doses disponíveis para a população em geral, é indispensável que os grupos prioritários elencados pelo Ministério da Saúde (MS) busquem a dose. Os públicos eletivos estão mais suscetíveis a desenvolver intercorrências pela infecção com vírus respiratórios.

Estão habilitados para receberem a vacina crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias); gestantes; puérperas; povos indígenas; trabalhadores da saúde; idosos com 60 anos e mais; professores das escolas públicas e privadas; pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais; pessoas com deficiência permanente; profissionais das forças de segurança e salvamento e das forças armadas; caminhoneiros; trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso; trabalhadores portuários, funcionários do sistema prisional; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade.

A documentação completa para os grupos prioritários está no site saude.salvador.ba.gov.br/. (ACESSE AQUI)

Pontos de vacinação

Para ter acesso ao imunobiológico é preciso levar a carteira de vacinação ou cartão SUS e um documento com foto, além de apresentar documento que comprove a elegibilidade enquanto grupo prioritário, por exemplo, relatório médico será exigido para o portador de doença crônica.

A vacina contra a gripe estará disponível nas 150 salas de vacina do município de segunda à sexta-feira, exceto feriado, das 08h às 17h.

A lista completa está no site saude.salvador.ba.gov.br.