Movimento é considerado estável na comparação com a festa de 2020

Foi dada a largada! O módulo de saúde do Farol da Barra, em Salvador, iniciou os atendimentos neste sábado (11) para a festa Fuzuê, que faz parte das comemorações do pré-carnaval de 2023. No local, 20 atendimentos foram realizados entre clínicos, cirúrgicos, buco-maxilo e ortopédico, com duas transferências para hospitais.

O movimento é considerado estável na comparação com o plantão do Fuzuê de 2020, quando também 20 ocorrências foram contabilizadas.

A vice-prefeita e secretária de Saúde de Salvador, Ana Paula Matos, destaca o alto índice de resolutividade no módulo assistencial. “É um serviço muito bem preparado e estruturado, prova disso é que no Fuzuê apenas dois casos precisaram de transferência para dar continuidade ao atendimento com os demais suportes exigidos, o que mostra nossa resolutividade. Essa mesma estrutura será distribuída em mais outras 10 localidades ao longo do carnaval. Estamos preparados para assistir os casos com total brevidade no próprio circuito da festa, dando importante apoio ao folião, mas esperamos não ser necessário e que o volume de atendimento seja cada vez menor. Que seja mais um evento tranquilo, de paz, responsabilidade e consciência com todo mundo fazendo sua parte, tanto o poder público como a própria população “, destacou. A maioria dos atendimento nos módulos de saúde refere-se a intoxicação alcoólica, cefaleia, desidratação e traumas diversos.

Neste domingo (12), para o Furdunço, a unidade prestará assistência das 14h às 02h da manhã da segunda-feira (13).

O equipamento, localizado na Rua Professor Lemos de Brito, transversal entre a Marquês de Leão e Afonso Celso, conta com 20 leitos, equipados com suporte avançado de vida e com equipes compostas por 18 profissionais entre médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, além dos demais servidores que atuarão no fluxo administrativo do módulo. Uma ambulância do SAMU também está de prontidão para remoção imediata das ocorrências que necessitarem de encaminhamento para unidades de retaguarda.

Habeas Copos e Pipoco – Para o evento do Pipoco, na terça-feira (14), o módulo vai estar atendendo aos foliões de 13h às 01h da quarta-feira (15). O equipamento de saúde também vai estar disponível para o desfile do bloco Habeas Copos, na quarta (15) a partir das 18h às 06h da manhã de quinta-feira (16).

Cronograma

12/02/2023 FURDUNÇO 14 às 2h
14/02/2023 PIPOCO 13 às 1h
15/02/2023 HABEAS 18 às 6h