Aconteceu na manhã desta segunda-feira (29) mais uma visita às instalações da rede SUS de Salvador coordenada pelo secretário municipal da saúde, Leo Prates, e equipe técnica do órgão. Acompanhada da Comissão de Saúde da Câmara de Vereadores, a inspeção desta vez ocorreu na Unidade de Saúde da Família Clementino Fraga, na Av. Centenário, tradicionalmente chamada de quinto centro.

“A rede de saúde avançou muito em Salvador na gestão do prefeito ACM Neto, com muitas unidades construídas. Mas é natural que os prédios antigos como esse apresente alguns problemas estruturais e estamos aqui justamente para identificar e resolver essas questões, levando em conta que a população também cresceu e com isso surgem novas demandas e necessidades”, afirmou Leo Prates que lembrou da sua forte ligação com o quinto centro, unidade que sempre foi sua referência para vacinação quando morava no bairro.

Um dos pedidos feitos pela Comissão de Saúde durante a inspeção, na figura dos vereadores Mauricio Trindade e Aladilce Souza, presidente e membro, respectivamente, tratou-se da mudança do PA Psiquiátrico para uma outra estrutura. “Estamos negociando com o Governo do Estado um outro prédio em Brotas para fazer a transferência do serviço para uma estrutura maior e mais apropriada. Todo mundo dando as mãos a saúde de Salvador vai melhorar ainda mais, envolvendo a Câmara Municipal, Prefeitura, Estado, Ministério Público e cidadãos. O diálogo é o maior instrumento da democracia”, completou o secretário.

Leo Prates destacou ainda o papel importante dos vereadores que dialogam permanentemente com a comunidade e anunciou que enviará em breve à Câmara um projeto de residência médica para a atenção básica atuando, assim, em cima de um dos problemas existentes na rede municipal que é a falta de médicos.

UPA BARRIS

Após machucar a mão, o secretário municipal da saúde fez questão de utilizar o serviço público oferecido pela pasta que administra. Aproveitando a proximidade do quinto centro, unidade inspecionada na manhã desta segunda-feira (29), Leo Prates buscou atendimento ortopédico na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Vale dos Barris e aprovou o atendimento. “Estava com uma demanda de saúde para resolver e porquê não conhecer e testar os serviços que nós mesmos prestamos? Fui atendido pelo médico, fiz os exames necessários e detectamos que quebrei um osso. Recebi a assistência necessária e agradeço a todos os profissionais envolvidos. É com essa sensação de satisfação que desejo que saiam daqui todos aqueles que procurarem pela UPA Barris ou qualquer outra das nossas unidades”, finalizou.