16Cerca de R$ 6,6 milhões estão sendo investidos na implantação do primeiro Hospital Público Veterinário de Salvador

Diversos casos de maltrato e abandono aos animais foram noticiados na Bahia nos últimos meses. Mas a preocupação da gestão municipal com esses casos vem de longa data, precisamente em 2019, quando a Prefeitura, através da Secretária Municipal da Saúde (SMS), implementou uma série de novas ações a partir de políticas públicas voltadas para os pets. Aumento da disponibilidade de castrações gratuitas; recursos em tecnologia de registro; reforço do serviço especializado de recolhimento, abrigo e tratamento de animais de grande porte; Diretoria de Proteção e Bem-estar Animal – DIPA; e o primeiro Hospital Veterinário estão entre as iniciativas exitosas.

Houve nos últimos anos um consideravelmente aumento do acesso às castrações gratuitas com a implantação do serviço itinerante Castamóvel, e a contratualização de mais quatro clínicas privadas que realizam o procedimento totalmente gratuito na capital. De 2019 até o momento, foram realizados mais de 30 mil procedimentos de esterilização de cães e gatos.

Recursos em tecnologia foram empregados para o sistema de registro de animais “Meu Pet”. O serviço funciona garantindo que todos os bichos que realizam a cirurgia de castração em nossa rede, recebam um microchip que é implantando sobre a pele do animal. Do tamanho de um grão de arroz, o aparelho tem o objetivo de mapear os animais beneficiados e obter dados para melhorar as políticas públicas ofertadas pelo setor, na capital baiana.

Outra iniciativa pioneira foi a instalação do serviço especializado para fazer o recolhimento, abrigo e tratamento de animais de grande porte identificados em vias públicas da cidade. O contrato prevê ainda a prestação de atendimento em regime de plantão 24 horas, feito por profissionais habilitados e estrutura física adequada para esse perfil de acolhimento. A empresa contratada também fica responsável pelos cuidados com alimentação, além dos demais cuidados referentes ao bem-estar do animal até o encaminhamento do animal recolhido para adoção.

Além disso, foi implantado um setor permanente na SMS para tratar diretamente desse assunto, a Diretoria de Proteção e Bem-estar Animal – DIPA. Em situações de maus-tratos, a Dipa faz a avaliação em cães e gatos das condições gerais do ambiente a que o animal está submetido, além de orientações sobre cuidados, guarda responsável e emissão de relatório para encaminhamentos quando necessário. Já o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) realiza a prevenção da raiva animal através da vacinação antirrábica, disposta gratuitamente nos postos municipais, além de outros serviços gratuitos.

Hospital Veterinário

Além de todas essas implementações, a Prefeitura registou um marco histórico nesse setor com a assinatura da ordem de serviço para construção do primeiro Hospital Público Veterinário de Salvador. O equipamento deve ficar pronto até o final de 2022 e atenderá prioritariamente os animais domésticos da população mais pobre ou que não possui recursos financeiros para pagar atendimento e serviços de um veterinário particular. No total, cerca de R$ 6,6 milhões serão investidos para implantação do equipamento que funcionará próximo ao estádio Barradão.

O gestor da SMS, Leo Prates, destaca o orgulho de ser o secretário da Saúde de Salvador que mais implementou ações voltadas ao bem-estar e promoção da saúde dos animais. “Ampliar as ações em benefício dos animais foi um compromisso assumido com a população de Salvador. Com o apoio incondicional do prefeito Bruno Reis, conseguimos implantar ações e equipamentos únicos no Brasil, que demonstram que Salvador é uma cidade que trata com o amor, cuidado e proteção os seus animais”, considera.