viva_coracao_mussurungaA Secretaria Municipal da Saúde instalou nesta quinta-feira, 20, na Estação Mussurunga, mais um desfibrilador externo automático (DEA), dando continuidade ao Projeto Viva Coração, iniciado em setembro de 2009. Galeria de imagens

O objetivo é garantir um primeiro socorro em casos de vítimas de paradas cardíacas ou arritmia severa. “Já contam com o equipamento 43 ambulâncias do SAMU, além das Estações da Lapa, Pirajá e agora Mussurunga. Nós ainda vamos disponibilizar um equipamento na Estação da Calçada, Mercado Modelo e Secretaria Municipal da Saúde. A expectativa é comprar mais 100 equipamentos para as Unidades de Saúde da Família e Unidades Básicas de Saúde”, explicou o coordenador do SAMU, Ivan Paiva.

A idéia é instalar o DEA em lugares públicos (pontos de grande circulação da cidade), como estações de transbordo e instituições públicas. Para isso, os profissionais que trabalham nesses locais precisam passar por um treinamento. “Nós ensinamos as pessoas a realizar a massagem cardíaca e usar o equipamento. Todo mundo que passa por esse treinamento ganha um certificado e torna-se apto a socorrer uma vitima de parada cardíaca”, afirma Dr. Ivan. O projeto inclui ainda a capacitação do Corpo de Bombeiros e da Guarda Municipal.

47 pessoas, entre vendedores ambulantes, fiscais de tráfego, e outros profissionais que trabalham na Estação Mussurunga passaram pelo treinamento nesta manhã. Outras capacitações serão feitas periodicamente nos locais onde estão disponibilizados os equipamentos. “Esse treinamento é muito importante, principalmente para os profissionais que trabalham aqui 24 horas e presenciam todo tipo de situação. Então enquanto a ambulância do SAMU não chega já é possível dar um suporte básico para a pessoa que está precisando”, disse a agente de trânsito de transporte, Cirlene Lima de Oliveira.

De acordo com o coordenador do SAMU, os desfibriladores instalados nas Estações da Lapa e Pirajá ainda não foram utilizados. Já o SAMU usa o equipamento frequentemente e com sucesso. “Nosso objetivo é salvar vidas, e o equipamento vem colaborando pra isso”, finaliza o médico.

Morte súbita

A morte súbita por parada cardíaca é um importante problema de saúde pública, mas poucos sabem que as vítimas têm alta chance de sobrevivência se forem atendidas logo nos primeiros minutos. Em todo o mundo, a morte súbita cardíaca mata mais do que acidentes automobilísticos, armas de fogo e doenças como AIDS, câncer de próstata e de mama juntos. No Brasil, as doenças do aparelho circulatório representam a principal causa de óbito (32%) e as doenças isquêmicas do coração são responsáveis por até 80% dos episódios de morte súbita.